Cascais terá transportes públicos gratuitos para residentes a partir de 2020

Viajar de autocarro no concelho será gratuito para os residentes em 2020. Autarquia vai também assegurar que o estacionamento junto às estações de comboio continuará gratuito.

Foto
O município de Cascais terá, a partir de 2020, um serviço gratuito de mobilidade dentro do concelho Marta Rodriguez

Quem morar no concelho de Cascais e tiver passe para circular de autocarro pela cidade deixará de o pagar no início de 2020. A decisão da autarquia surge num momento em que está prestes a entrarem vigor o passe único que permitirá viajar nos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa

No princípio de 2020 vai iniciar-se também a operação da nova concessão municipal de transporte colectivo rodoviário que está a ser concluído, explicou ao PÚBLICO o autarca Carlos Carreiras, adiantando ainda que a a medida custará cerca de 12 milhões de euros por ano.

Segundo explicou Carlos Carreiras, a câmara pretende criar, no orçamento municipal do próximo ano, um “fundo de mobilidade” que será financiado “por receitas afectas ao transporte individual”, como o Imposto Único de Circulação (IUC), cobrança de estacionamento, taxas de publicidade em veículos, e por receitas dos próprios transportes públicos. 

Sendo este valor de 12 milhões a “despesa máxima”, segundo as contas da autarquia, este fundo de mobilidade renderá entre sete e oito milhões de euros que serão alocados à gratuitidade dos passes para os residentes. 

“É uma política que se explica pelos ganhos de liberdade em mobilidade, pelos ganhos de economia individual e colectiva, e pela responsabilidade ambiental e social que nos norteia”, sustenta Carlos Carreiras.

Segundo explicou ainda o autarca, quem optar pelo passe poderá acumular pontos na aplicação CityPoints, que poderão ser utilizados para pagar outros serviços dentro do município. Através da app, que foi reconhecida no ano passado pelas Nações Unidas, é possível acumular pontos ao fazer, por exemplo, a reciclagem, ao usar transportes públicos ou bicicletas, participar em acções de voluntariado ou votar no orçamento participativo. Ao fazerem isso, os cascalenses ganham pontos que podem depois ser trocados por livros, plantas, entradas gratuitas em museus, visitas guiadas, ingressos para eventos, horas de estacionamento, serviços de cuidados de animais. 

Desta forma, diz o município, Cascais tornar-se-á “o primeiro concelho do país a ter mobilidade interna gratuita para todos os residentes”. A par da gratuitidade dos passes para os cascalenses em 2020, a autarquia vai introduzir também alterações na política de estacionamento. Os munícipes registados na aplicação MobiCascais terão direito a 100 minutos de estacionamento gratuitos por dia (excepto nas zonas vermelhas e de acordo com o regulamento em vigor) e vai proceder-se a uma harmonização de horário de cobrança: será limitado entre as 9h e as 19h no concelho.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários