Governo aprova estatuto dos guardas prisionais e equipara-os à PSP

Segundo um comunicado do Governo, a equiparação, que estava bloqueada devido à existência de duas tabelas remuneratórias, “é agora restabelecida".

Foto
Nuno Ferreira Santos

Alterações ao estatuto dos guardas prisionais, que os equipara aos elementos da PSP em termos remuneratórios, foram nesta quinta-feira aprovadas em Conselho de Ministros.

Segundo um comunicado do Governo, a equiparação, que estava bloqueada devido à existência de duas tabelas remuneratórias, “é agora restabelecida, enquadrando-se no programa para a Administração e Política Criminal”.

O programa, acrescenta o Governo, “estabelece como prioridades a valorização do exercício de funções públicas e a promoção de medidas tendentes ao aperfeiçoamento do sistema de execução das penas”.

O Conselho de Ministros apreciou ainda, “para negociação sindical, o estatuto profissional do pessoal da Polícia Judiciária (PJ), bem como o regime das carreiras especiais de investigação criminal e de apoio à investigação criminal”.

O estatuto fixa em três as carreiras especiais do pessoal da PJ – a carreira de investigação criminal, a carreira de especialista forense e a carreira de segurança. “Pretende-se, com este decreto-lei, uma reestruturação das carreiras que responda aos desafios que decorrem da modernização administrativa da PJ e dos novos instrumentos de gestão e de avaliação dos seus trabalhadores”, acrescenta o comunicado.
 

Sugerir correcção
Comentar