Dois concelhos do distrito de Faro em risco máximo de incêndio

Há ainda cinco concelhos em risco "muito elevado" e mais de 30 concelhos de vários distritos de Portugal continental em risco "elevado" de incêndio.

Foto
Nestes últimos dias de Março, houve mais de uma centena de incêndios em Portugal Miguel Manso/ARQUIVO

Os concelhos de São Brás de Alportel e Alcoutim, no distrito de Faro, apresentam esta quinta-feira um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio os concelhos de Loulé e Tavira, no distrito de Faro, de Almodôvar, em Beja, e Melgaço, em Viana do Castelo.

Há também mais de 30 concelhos de vários distritos de Portugal continental em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de “reduzido” a “máximo”, sendo o “elevado” o terceiro nível mais grave. Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Devido ao risco de incêndio, a Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou na quarta-feira que vai reforçar o patrulhamento terrestre no território continental até 31 de Março para prevenir os fogos florestais.

O reforço do patrulhamento decorre do “agravamento do risco de incêndio florestal” previsto para os próximos dias.

Na terça-feira, o Governo assinou um despacho que determina a declaração de situação de alerta até domingo, com base nas previsões meteorológicas, que apontam para um “significativo agravamento do risco de incêndio florestal”.

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu um aviso à população sobre o perigo de incêndio rural, devido à manutenção de temperaturas acima do habitual para a época e “acentuado aumento da intensidade do vento”.

Às 7h desta quinta-feira, a ANPC registava no seu site um total de dez incêndios que mobilizavam 84 operacionais, com o apoio de 25 meios terrestres. Àquela hora, dois fogos estavam em curso e oito em fase de conclusão.

Sugerir correcção
Comentar