Sérgio Moro e Joana Marques Vidal juntam-se no Estoril para falar sobre corrupção

Este ano, o tema central do fórum internacional Conferências do Estoril, que se realiza de 27 a 29 de Maio, é a justiça.

Foto
Sergio Moro regressa às Conferências do Estoril NUNO FERREIRA SANTOS

Joana Marques Vidal, ex-procuradora-geral da República; Sérgio Moro, ministro da Justiça do Brasil; e Germán Garavano, ministro da Justiça e Direitos Humanos da Argentina, vão participar na sexta edição das Conferências do Estoril, um forum internacional que este ano será dedicado à justiça e que juntará os três intervenientes numa mesa redonda sobre o combate à corrupção.

A organização revelou os nomes destes três convidados, mas nas próximas semanas serão divulgados os outros. Em Janeiro, soube-se que também a Nobel da Paz Rigoberta Menchú, o ex-presidente da Bolívia Carlos Mesa, o Nobel da Economia Edmund Phelps e a da Literatura Svetlana Alexiévitch estarão presentes.

O evento contará com mais de 800 participantes, entre os quais nove chefes de Estado, vários prémios Nobel e Pritzker e líderes mundiais de áreas como a diplomacia ou a economia. As conferências estão marcadas para os dias 27, 28 e 29 de Maio e, pela primeira vez, vão realizar-se no novo campus da Nova School of Business and Economics​, em Carcavelos.

Sérgio Fernando Moro, juiz de profissão, especializou-se no combate ao crime financeiro, lavagem de dinheiro e organização criminosa, tendo actuado em casos célebres como a Operação Lava Jato

Joana Marques Vidal, procuradora, esteve seis anos à frente do Ministério Público num mandato que ficou marcado pela abertura de inquéritos a banqueiros e políticos, incluindo o ex-primeiro-ministro José Sócrates. 

Germán Garavano, por seu turno, é ministro de um governo que tem tido no centro da sua actuação a luta contra a corrupção na Argentina. 

As Conferências do Estoril são abertas ao público e celebram este ano o seu 10.º aniversário. Os bilhetes podem ser adquiridos online no site das conferências, que já está em funcionamento.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários