“Todos os dias há famílias a perder a casa por pequenas dívidas”

Deco pede maior protecção da habitação própria e permanente da família, já que a actual lei só impede a venda no âmbito de execuções fiscais.

Foto
Perda da habiração por dívidas acaba por agravar problemas das famílias. Ana Rita Rodrigues

Ao Gabinete de Protecção Financeira (GPF) da Deco “chegam diariamente situações dramáticas de famílias que vêem a casa penhorada ou já em leilão por dívidas, frequentemente de valor reduzido, em que existe desde logo uma grande desproporção entre o valor em dívida e o valor patrimonial do imóvel”. O alerta é feito por Natália Nunes, directora da GPF, e pretende apelar a uma maior protecção da casa de morada da família.

A Lei nº 13/2016 impede a venda do imóvel mas apenas quando se trata de dívidas fiscais, uma limitação que o PCP e o Bloco de Esquerda quiseram, sem sucesso, corrigir, e a que o próprio Presidente da República (PR) se referiu, em nota relativa à promulgação do diploma. Numa altura em que se discute a proposta de lei de bases da habitação, na Assembleia da República, Natália Nunes considera “importante reforçar o direito à habitação e nesse âmbito a protecção da habitação própria e permanente do devedor ou do agregado familiar, “cuja perda, por si só, já dá lugar a inúmeros problemas”.

Nos pedidos de ajuda que chegam ao gabinete da Deco, muitas vezes em situação em que já não é possível reverter, por estarem em fase de execução judicial, há dois tipos de dívidas: as relacionadas com o próprio empréstimo à habitação e as relativas a crédito ao consumo. Apesar de não contabilizar o número de casos relativos a estas situações em concreto, mas que os dados globais de 2018 exemplificam, com 29.350 pedidos, mais 350 que em 2017, Natália Nunes refere que “há muitas pessoas a perder a habitação por dívidas de crédito pessoal, mas que têm o pagamento do crédito à habitação em dia”. E que, “frequentemente” esse montante em dívida é reduzido, existindo desde logo uma grande desproporção entre o valor em dívida e o valor patrimonial do imóvel”.

Ainda a pretexto do Dia Mundial do Consumidor, que se assinalou este mês, a directora do GPF refere que a situação de perda da casa é “um drama social que afecta muitas famílias com baixos rendimentos que, por estarem próximos do salário mínimo nacional, não podem ser penhorados, acabando por originar a imediata penhora do imóvel”. Na mesma situação diz estarem pessoas já reformadas, mas com pensões baixas, que também acabam por ficar sem “tecto” e que, como têm dificuldade em arrendar uma casa, acaba por ser o Estado a ter de resolver a situação.

A título de exemplo, a directora do gabinete de apoio a famílias endividadas relata o caso de “uma consumidora que para realizar um tratamento médico necessitou de alugar um determinado equipamento, ficando a liquidar um valor fixo mensal durante o período de dois anos (…), e que devido a uma situação de divórcio e ao facto do seu vencimento ser o correspondente ao salário mínimo nacional, ficou impossibilitada de fazer face a todas as suas responsabilidades”. Na sequência do incumprimento, a consumidora foi notificada da penhora da imóvel, cujo valor patrimonial correspondia a 106.600 euros e sobre o qual incidia o crédito à habitação com a respectiva hipoteca, “por meio de uma injunção, de forma a liquidar uma dívida no valor de aproximadamente 3500 euros”.

Natália Nunes diz que o exemplo - “a que poderia juntar muitos outros, envolvendo situações de doença, divórcio, redução de rendimentos, ou outros” - mostra como “apesar de a lei falar na proporcionalidade que se deve verificar na penhora, ela acaba por ser possível mesmo que o valor em dívida seja muito reduzido.

O número de famílias que pediu ajuda ao Gabinete de Protecção Financeira (GPF) da Deco subiu para 29.350, em 2018, mais 350 pedidos que em 2017, e muito mais que os 8758 de 2008, ou mesmo os 23.183 de 2012. A evolução dos pedidos de ajuda surpreende pela negativa, mas há dados mais graves, como o crescimento da taxa de esforço ou percentagem do rendimento que é utilizada para pagar os empréstimos, cuja média atingiu os 80%, mais cerca de 10 pontos percentuais que em 2017.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários