Red Bull compra clube brasileiro: agora, há o RB Bragantino

O Bragantino segue, assim, o exemplo de clubes como RB Salzburgo, RB Leipzig e New York Red Bulls.

Foto
A parceria estará em vigor já em Abril, no início da Série B. DR

O Clube Atlético Bragantino, do Brasil, chama-se, agora, RB Bragantino, após uma parceria feita entre o clube paulista e o já existente Red Bull Brasil.

O Bragantino segue, assim, o exemplo de clubes como RB Salzburgo, RB Leipzig e New York Red Bulls, aumentando o leque de emblemas sob a influência da marca austríaca de bebidas energéticas.

A parceria foi confirmada nesta quarta-feira e já estará em vigor para o início da Série B brasileira, marcado para Abril.

Red Bull e futebol: uma relação de sucesso

A relação entre a Red Bull e os clubes de futebol tem sido, globalmente, uma história de sucesso. O caso mais evidente é o do RB Leipzig que, apesar do “ódio” dos adversários - fruto, sobretudo, da vertente comercial deste emblema -, subiu à Liga Alemã em 2016/17 e, no ano seguinte, conseguiu um histórico segundo lugar. Foi o primeiro estreante na Bundesliga a conseguir uma qualificação europeia.

O clube da Alemanha oriental, onde joga o português Bruma, tem conseguido, ainda, exportar alguns jogadores para os “tubarões”, sendo Naby Keita, médio do Liverpool, o caso mais evidente.

Antes disso, em 2005, o problema foi semelhante. Na Áustria, os adeptos do adquirido e extinto SV Áustria Salzburgo não gostaram da entrada da Red Bull e prontamente formaram um novo clube que começou na última divisão.

O RB Salzburgo fez o seu caminho com menos apoiantes, mas com relativo sucesso. Tem conseguido, consecutivamente, boas campanhas na Liga Europa (foi semifinalista em 2008 e está nos quartos-de-final nesta temporada), além de nove títulos nacionais no país.

Sugerir correcção
Comentar