Estacionamento junto a estações de Cascais deixa de ser gratuito para quem anda de comboio

Estacionamento junto das estações, até agora gratuito para quem tinha passe, não foi incluído nos novos passes Navegante. Por isso quem quiser continuar a deixar o carro junto à estação terá de pagar mais 12 euros. A factura com o passe passará de 49,10 para 52 euros, mas os utentes poderão circular nos 18 municípios da Grande Lisboa.

Foto
Sandra Ribeiro

Quem tem passe de comboio e costuma deixar o carro num dos parques de estacionamento de Cascais junto às estações vai deixar de o poder fazer gratuitamente. Com a entrada em vigor do passe único para a Grande Lisboa, a autarquia “reformulou” a oferta de serviços MobiCascais. Agora, quem quiser continuar a estacionar nesses parques terá de pagar 12 euros, “um valor muito abaixo do praticado nessas zonas tarifadas ou em parques fechados”, considera a empresa municipal Cascais Próxima. 

Uma nota publicada no site da autarquia dá conta de que com a entrada dos novos passes em vigor “foi necessário reformular a oferta de serviços MobiCascais” — sistema lançado pelo município em 2016, que gere informação sobre autocarros, comboios, bicicletas, estacionamento e carsharing no concelho. Numa resposta enviada ao PÚBLICO, a empresa municipal Cascais Próxima, responsável pelo MobiCascais, esclarece que “a AML, responsável pelos passes Navegante, não considerou o estacionamento como um serviço a acrescentar à oferta, o que impediu a CP de, ao contrário do que acontecia até aqui, incluir o estacionamento como extra aos seus serviços”.

Esta mudança implicará, contudo, um aumento na factura mensal dos transportes para alguns utilizadores a partir de Abril. Quem tinha, por exemplo, um passe da CP entre Cascais e Cais do Sodré, pagava 49,10 euros por mês, incluindo o estacionamento gratuito numa das zonas/parques junto às estações do Estoril, São João, São Pedro e Carcavelos, mediante um registo na aplicação MobiCascais. 

A partir de segunda-feira, vai passar a pagar 40 euros pelo passe Navegante Metropolitano, que permitirá viajar pelos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, e mais 12 euros se quiser continuar a usufruir da possibilidade de estacionamento perto da estação de comboio. Feitas as contas, com a cobrança deste serviço, que estava incluído na oferta anterior, quem viajar de Cascais ao Cais do Sodré e quiser deixar o carro próximo da estação pagará 52 euros, mais 2,9 euros por mês, ainda que passe a poder circular também de metro, Carris e barco.

Quem quiser continuar a usufruir do estacionamento, terá agora de se dirigir a um balcão da CP para fazer a revalidação deste serviço até 30 de Abril. Quem não quiser renovar, diz a Cascais Próxima, poderá optar pelos parques de apoio à estação com estacionamento gratuito: Parque da Praça de Touros e do Dramáticos de Cascais; Parque da Quinta da Carreira em São João do Estoril, Praça Mário Azevedo Gomes na Parede; Parque do E.Leclerc, Junqueiro e do Mercado, em Carcavelos. E deles apanhar os vários autocarros que os servem. “Salientamos que só este serviço, que inclui Scotturb e CP, custava anteriormente de 79,90 euros a 101,50 euros por mês”, nota a Cascais Próxima. 

A partir de 1 de Abril, além do Navegante Metropolitano, entrará também em vigor o Navegante Cascais que custará 30 euros e permitirá circular pelo concelho em todos os transportes públicos. O passe metropolitano assegura já o transporte grátis para jovens até aos 12 anos, no entanto, em Cascais, essa medida será alargada até aos 14 anos.

Sugerir correcção
Ler 10 comentários