Falha no serviço da NOS está corrigida. Serviço volta a estar operacional

Falha de rede afectou serviço de voz e de dados da NOS. Problema deve ser resolvido ao início da noite.

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Paulo Pimenta

Os serviços de voz e dados da operadora nacional de telecomunicações NOS estão “totalmente repostos desde as 22h30”, depois de resolvido um problema técnico que provocou perturbações nos serviços de voz e dados da empresa de comunicações durante a tarde deste domingo.

Fonte oficial da empresa confirmou ao PÚBLICO que se tratou de uma “falha de rede”, que afectou alguns clientes por todo o país, tanto da rede fixa como da rede móvel. As pessoas afectadas tiveram “intermitências” no serviço de voz e, em menor escala, também no serviço de dados, desde cerca das 17h​.

Em comunicado, a NOS indicou que “a falha de rede se fez sentir em algumas zonas do país, em particular no Porto e em Lisboa” e lamentou “o transtorno que esta situação possa ter causado aos clientes afectados”, explicando que as suas equipas “trabalharam ininterruptamente com os seus parceiros, para recuperar com a rapidez possível todas as funcionalidades de modo a minimizar o impacto nos clientes”.

A operadora adiantou que “levará a cabo uma averiguação, no sentido de aferir as causas que estiveram na origem deste grave incidente”.

Dos cerca de quatro milhões de utilizadores da rede telefónica fixa, cerca de 37% são clientes da NOS, e dos 12,3 milhões de clientes de serviços móveis, 24,7% são da NOS, segundo um relatório da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) divulgado em Janeiro.

A operadora de comunicações NOS resulta da fusão, em 2013, das empresas ZON Multimédia e OPTIMUS Telecomunicações.

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