Falha no serviço da NOS está corrigida. Serviço volta a estar operacional
Falha de rede afectou serviço de voz e de dados da NOS. Problema deve ser resolvido ao início da noite.
Os serviços de voz e dados da operadora nacional de telecomunicações NOS estão “totalmente repostos desde as 22h30”, depois de resolvido um problema técnico que provocou perturbações nos serviços de voz e dados da empresa de comunicações durante a tarde deste domingo.
Fonte oficial da empresa confirmou ao PÚBLICO que se tratou de uma “falha de rede”, que afectou alguns clientes por todo o país, tanto da rede fixa como da rede móvel. As pessoas afectadas tiveram “intermitências” no serviço de voz e, em menor escala, também no serviço de dados, desde cerca das 17h.
Em comunicado, a NOS indicou que “a falha de rede se fez sentir em algumas zonas do país, em particular no Porto e em Lisboa” e lamentou “o transtorno que esta situação possa ter causado aos clientes afectados”, explicando que as suas equipas “trabalharam ininterruptamente com os seus parceiros, para recuperar com a rapidez possível todas as funcionalidades de modo a minimizar o impacto nos clientes”.
A operadora adiantou que “levará a cabo uma averiguação, no sentido de aferir as causas que estiveram na origem deste grave incidente”.
Dos cerca de quatro milhões de utilizadores da rede telefónica fixa, cerca de 37% são clientes da NOS, e dos 12,3 milhões de clientes de serviços móveis, 24,7% são da NOS, segundo um relatório da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) divulgado em Janeiro.
A operadora de comunicações NOS resulta da fusão, em 2013, das empresas ZON Multimédia e OPTIMUS Telecomunicações.