Explosão em fábrica na China faz 47 mortos e 600 feridos

O incêndio provocado pela explosão alastrou-se a outras fábricas e atingiu um infantário.

Fotogaleria
Reuters/CHINA STRINGER NETWORK
Fotogaleria
Reuters/CHINA STRINGER NETWORK
Fotogaleria
Reuters/CHINA STRINGER NETWORK
Fotogaleria
Reuters/CHINA STRINGER NETWORK

Uma explosão numa fábrica de pesticidas na província chinesa de Jiangsu fez pelo menos 47 mortos e mais de 600 feridos, aumentando a longa lista de desastres em instalações industriais no país.

A explosão ocorreu na quinta-feira no Parque Industrial de Chenjiagang, na cidade de Yancheng, e o incêndio foi dado como controlado às 3h de sexta-feira (hora local, 19h de quinta-feira em Portugal continental).

Ao todo, 640 feridos foram levados para 16 hospitais, e pelo menos 32 tinham ferimentos muito graves, segundo os media chineses.

O incêndio na fábrica da empresa química Tianjiayi alastrou-se a outras fábricas, e algumas crianças que estavam num infantário também ficaram feridas.

As causas da explosão estão a ser investigadas, mas a empresa – que produz mais de 430 compostos químicos orgânicos, alguns deles altamente inflamáveis – já foi multada por violações das regras de segurança, avança o jornal China Daily.

O gabinete de protecção ambiental de Jiangsu disse que a estação de monitorização da área não detectou concentrações anormais de benzeno, tolueno ou xileno. E dentro do perímetro da explosão também não foram detectados níveis anormais de clorofórmio e acetona.

Os constantes desastres industriais na China, de acidentes em minas a incêndios em fábricas, têm causado indignação entre a população nas últimas três décadas, à medida que a economia do país foi crescendo de forma significativa.

Em 2015, 165 pessoas morreram numa série de explosões num armazém de químicos na cidade de Tianjin, no norte do país. Essas explosões foram suficientemente grandes para serem vistas por satélite e registadas em sismógrafos.

Sugerir correcção
Comentar