Pirata informático Rui Pinto deve chegar amanhã a Lisboa

Denunciante do Football Leaks vai ser ouvido por um juiz, que decidirá se o coloca em liberdade ou o mantém em prisão preventiva.

Foto
CMTV

O pirata informático Rui Pinto deverá chegar a Lisboa nesta quinta-feira, depois de ter sido extraditado da Hungria, país onde morava.

Ao regressar a Portugal, há um prazo de 48 horas para o denunciante do Football Leaks ser ouvido por um juiz, que decidirá se o coloca em prisão preventiva, a aguardar julgamento, ou se o liberta. Rui Pinto estava desde 6 de Março numa cadeia húngara, por suspeitas de pirataria informática, tendo ficado, antes disso, em prisão domiciliária.

O Ministério Público imputa-lhe a publicação de documentos confidenciais relativos ao Sporting — propostas, minutas e contratos relativos a jogadores e ao então treinador Jorge Jesus. E também de vários contratos do fundo de investimento Doyen Investment Sports, que financia passes de jogadores e treinadores, com clubes de futebol. Sediado em Malta, este fundo terá sido ainda alvo de tentativa de extorsão por parte do hacker, que lhe terá pedido dinheiro a troco de não divulgar as informações a que acedeu de forma ilegítima.

Enquanto não for ouvido por um juiz, Rui Pinto ficará à guarda da Polícia Judiciária. Quando foi ouvido num tribunal de Budapeste, o suspeito disse que não queria ser extraditado por correr risco de vida em Portugal, face às ameaças de que tem sido alvo no mundo do futebol.

Sugerir correcção
Comentar