FC Porto renova com Casillas. E “não será o último contrato”, acredita Pinto da Costa

Guarda-redes fica até 2021 e acabará contrato com o FC Porto com 40 anos. “É uma figura do futebol mundial”, diz o presidente do FC Porto.

Foto
Iker Casillas EPA/FILIP SINGER

O guarda-redes espanhol Iker Casillas e o FC Porto prolongaram a sua ligação contratual por mais duas temporadas, até 2021, com mais uma de opção. O acordo, que já tinha sido adiantado pelo jogador de 37 anos em entrevista a um canal espanhol na terça-feira, foi oficializado esta quarta-feira no site do clube portista e foi celebrado no relvado do Estádio do Dragão com o jogador e o presidente lado a lado.

Com esta renovação, Casillas acabará contrato com o FC Porto com 40 anos de idade. A cumprir a quarta temporada de “dragão” ao peito, o espanhol já cumpriu 149 jogos, onde já arrecadou um campeonato e uma supertaça.

“Seguramente vou terminar a minha carreira no FC Porto e poderei depois dedicar-me a uma série de outras coisas”, disse o jogador nessa mesma entrevista ao canal Movistar, onde deixou elogios ao papel e vontade do presidente do clube, Pinto da Costa.

Casillas “é uma figura do futebol mundial e do FC Porto”, afirmou, no relvado do Dragão, o presidente dos “dragões”. “Hoje estou convencido que não será o último contrato que estamos a cumprir. Depende dele e será uma realidade”, adiantou Pinto da Costa ao lado de Casillas, colocados simbolicamente numa das balizas do estádio.

“Tinha a convicção desde o primeiro dia que nos encontrámos que o que está a acontecer iria acontecer”, disse Pinto da Costa, que prosseguiu com elogios ao espanhol: “Iker Casillas está na linha dos grandes guarda-redes do FC Porto desde que acompanho futebol. Sei que no futuro também iremos continuar a ter, como o Diogo Costa. Ele sempre demonstrou com toda a sinceridade que gosta deste clube e ama esta cidade.”

O presidente do FC Porto explica que Casillas nunca esteve no clube “por interesses monetários”. “Se saísse agora não lhe tinha dado um Dragão de Ouro, mas sim um Óscar”, exclamou.

“Pensei que os 38 [anos] eram o meu último momento como futebolista, mas com esta renovação de contrato continuo com a cabeça no futebol e no FC Porto. Só tenho palavras de gratidão para todos que fazem parte deste clube e cidade”, agradeceu o guarda-redes que nomeou como um dos melhores momentos no clube a vitória dos “dragões” na última temporada, no Estádio da Luz, frente ao Benfica que deu o título nacional. “Não é fácil apostar em alguém com quase 38 anos e fico feliz pela confiança.”

O jogador e o presidente também abordaram a continuidade do FC Porto na Liga dos Campeões. Ambos admitem que o Liverpool é um adversário difícil, mas não impossível. Pinto da Costa lembrou as conquistas europeias dos azuis e brancos em 1987, 2004 e 2011 e assume “o desejo do Iker em levantar a Liga dos Campeões este ano em Madrid”. No entanto, o presidente afirma que tem prazer de ver o FC Porto a conquistar qualquer título.

Antes de chegar a Portugal, o guardião esteve durante toda a carreira no Real Madrid. Nos merengues venceu três Ligas dos Campeões, duas Supertaças Europeias, uma taça intercontinental, um campeonato do mundo de clubes, cinco campeonatos, duas taças do Rei e quatro supertaças.

Na selecção espanhola foi campeão do mundo de sub-20 em 1999, conquistou um Mundial (2010) e dois Europeus (2008 e 2012) na selecção A. Entre 2008 e 2012, Casillas foi o guardião escolhido para o “onze” ideal da FIFA.

Sugerir correcção
Comentar