Brasileiros já têm um Presidente amigo dos EUA, diz Bolsonaro em Washington

O Presidente brasileiro e Donald Trump reúnem esta terça-feira na Casa Branca e dão depois uma conferência de imprensa.

Foto
Jair Bolsonaro está em visita oficial aos EUA ERIN SCOTT/Reuters

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse na segunda-feira em Washington, que os brasileiros têm agora “um Presidente que é amigos dos Estados Unidos da América”, ao contrário do que aconteceu no passado.

“Nas últimas décadas, era tradição no Brasil, e peço desculpa pela sinceridade, eleger presidentes que andassem de mãos dadas com a corrupção e inimigos dos Estados Unidos. Hoje, o Brasil tem um Presidente que é amigo dos EUA, que admira este país maravilhoso e quer aprofundar laços de amizade, assim como variadas negociações”, declarou Jair Bolsonaro, na Câmara do Comércio norte-americana, onde defendeu uma parceria com os EUA na resolução da crise na Venezuela.

“Temos alguns assuntos em que estamos a trabalhar em conjunto, reconhecendo, obviamente, a capacidade económica, bélica, entre outras, dos Estados Unidos. Temos de resolver a questão da nossa Venezuela”, disse Jair Bolsonaro. Acrescentou: “O povo venezuelano tem de ser libertado e acreditamos e contamos, obviamente, com o apoio norte-americano para que esse objectivo seja alcançado”.

Bolsonaro iniciou na segunda-feira uma viagem aos Estados Unidos, naquela que é a sua primeira visita oficial ao estrangeiro enquanto chefe de Estado, considerada pelo próprio como “estratégica”.

Na segunda-feira, os governos brasileiro e norte-americano assinaram, em Washington, um acordo que permite aos Estados Unidos o lançamento de satélites a partir da base de Alcântara, no Estado brasileiro do Maranhão. Na prática, o acordo prevê que os EUA possam lançar satélites da base de Alcântara, sendo que o território continuará sob jurisdição brasileira.

O compromisso assinado entre os dois Estados é uma das principais iniciativas da deslocação de Bolsonaro aos EUA.

Bolsonaro e Donald Turmp reúnem nesta terça-feira na Casa Branca. Os dois terão um almoço de trabalho e uma reunião com os ministros dos dois países, dando depois uma conferência de imprensa.

Sugerir correcção
Ler 37 comentários