Carga fiscal atrasa rentabilização de casas através do arrendamento

Uma simulação feita pela Associação de Proprietários alega que quem comprar um apartamento em Portugal para arrendar demora o dobro do tempo que é preciso em outros países para recuperar o investimento que realizou, devido ao peso dos impostos.

Foto
NELSON GARRIDO

Os custos fiscais associados ao arrendamento em Portugal são tão elevados que um proprietário demora, em comparação com outros países europeus, o dobro do tempo a recuperar o dinheiro que aplicou na compra de um imóvel. As contas foram feitas pela Associação Portuguesa de Proprietários (APROP) e baseiam-se numa simulação que demonstra que um investimento de 150 mil euros num apartamento, para o colocar no mercado com uma renda de 500 euros, demoraria mais de 40 anos a ser recuperado. “O racional destes investimentos é recuperar o dinheiro em 20 anos. No caso português, passado esse tempo, o investidor só recuperou 65 mil euros. Investir em Portugal no mercado de arrendamento não é atractivo”, comenta João Caiado Guerreiro, presidente da APROP.

A simulação efectuada pela APROP, que lhe permitiu chegar a estas conclusões, assentou em vários pressupostos: a compra por um jovem casal com residência fiscal em Portugal de um T2 com cerca de 100 metros quadrados por 150 mil euros; o arrendamento do imóvel a médio prazo, com a celebração de quatro contratos com duração de cinco anos, a cobrança de uma renda de 500 euros, que representa um rendimento anual bruto de 4% do investimento. O rendimento bruto auferido seria de 120 mil euros, passados 20 anos. Aplicando-lhe os impostos e as taxas em vigor, actualmente, seriam subtraídos ao rendimento cerca de 55 mil euros.

Os impostos contabilizados foram o Imposto Municipal de Transacção para habitação secundária (que chegou aos 2780 euros), o Imposto de Selo (1400 euros), o IMI-Imposto Municipal Sobre Imóveis durante 20 anos (12 mil euros) e o Imposto sobre o Rendimento auferido com as rendas, sujeitos à taxa de 28% (que chega aos 33,6 mil euros). Um total de 50 mil euros em impostos. Na simulação, a APROP também contabilizou mais de cinco mil euros gastos ao longo dos 20 anos para pagar taxas de abastecimento, saneamento e gestão de resíduos e ainda os tributos à electricidade (que agregam os contributos para o audiovisual e para a Direcção Geral de Energia e Geologia). Isto, no pressuposto de que é o proprietário quem paga as taxas cobradas nas facturas de consumo.

Esta simulação concluiu que, ao fim de 20 anos, a carga fiscal directa sobre o imóvel é de 46% sobre o valor total do rendimento proveniente do arrendamento.

Nestas contas, menos de metade (65 mil euros) do investimento​ inicial (150 mil euros) é recuperado, obrigando o proprietário a precisar de mais 20 anos para tentar atingir o valor aplicado inicialmente. 

Ao rendimento líquido ainda se pode deduzir os custos necessários ao investimento e manutenção do imóvel que, na simulação da APROP, atingem os 30 mil euros ao longo dos 20 anos: 800 euros com despesas inerentes à aquisição, dois mil euros de despesas com a mediação imobiliária, 12 mil euros com a gestão de condomínio (o cálculo da despesa foi de 50 euros mensais) e ainda 15 mil euros para a manutenção e conservação do estado do imóvel.

O advogado sublinha que preside “a uma associação de proprietários e não a uma associação de senhorios”, para logo a seguir explicar que este estudo ajuda a perceber porque é que não há mais investimento nesta área do arrendamento quando o movimento da reabilitação urbana está instalado nas cidades com tanto dinamismo. “Aquela ideia de que um pequeno investidor que não quer aplicar o dinheiro nos bancos escolhe um activo imobiliário para colocar no arrendamento é desmontada com esta simulação, que demonstra que o investimento não é atractivo”, argumenta. É melhor investir no alojamento local? “É melhor investir noutro país”, limita-se a comentar João Caiado Guerreiro, que defende que a taxa liberatória de 28% deveria baixar pelo menos para metade, em ambos os segmentos.

A descida dos impostos foi o instrumento usado pelo Governo para incentivar os investidores a colocar casas no mercado de arrendamento acessível – que fixa o limite máximo da renda a cobrar ao inquilino e que deverá estar abaixo dos valores de referência do mercado. João Caiado Guerreiro não se atravessa pelo sucesso deste programa, contrapondo que a instabilidade legislativa afasta os investidores. 

O presidente da APROP diz que recebeu com “agradável surpresa” a aprovação do regime das sociedades de investimento e gestão imobiliária – os SIIG, que foram criados no final de Janeiro e que atribuem um regime fiscal neutro aos fundos de investimento – mas critica o facto de estes incentivos só serem dados aos grandes investidores. “O que defendo é que os impostos deviam baixar para toda a gente, não é aceitável o nível de tributação que existe neste sector”, terminou.

Sugerir correcção
Comentar