Incêndio em Oeiras feriu cinco pessoas e matou 23 gatos

Três adultos e duas crianças foram assistidos por inalação de fumos. O incêndio matou 23 dos 24 gatos que viviam na habitação.

Foto
Adriano Miranda (arquivo)

Cinco pessoas, três adultos e duas crianças, foram esta segunda-feira assistidos por inalação de fumos na sequência do incêndio num prédio em Oeiras, confirmou ao PÚBLICO fonte dos bombeiros de Oeiras.

As cinco vítimas ligeiras, três adultos e duas crianças, com idades compreendidas entre os 15 e os 75 anos, foram assistidas no local. Os três adultos e uma das crianças foram depois transportadas para o Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa, de acordo com o INEM.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa tinham avançado anteriormente com a informação de seis vítimas, três adultos e três crianças.

Neste incêndio morreram 23 dos 24 gatos que viviam na habitação com as três mulheres, mãe e duas filhas, disse à agência Lusa fonte do município.

Questionada pela Lusa relativamente ao número de animais de estimação presentes na habitação, a autarquia afirma que “não tinha conhecimento da situação, nem de reclamações da vizinhança ou sinalização de qualquer situação anormal”.

De acordo com a mesma fonte, na terça-feira será feita uma “vistoria de segurança e salubridade à fracção”, seguindo-se, “ainda esta semana”, uma vistoria à totalidade do edifício afectado pelas chamas.

O município afirmou ainda que, na sequência do incêndio desta manhã, não é possível “verificar quais as condições de higiene e de habitabilidade existentes em momento anterior ao incêndio”.

Segundo a Câmara Municipal de Oeiras, as três mulheres não precisaram de ser realojadas pela autarquia, tendo sido acolhidas por elementos do agregado familiar.

O alerta para o incêndio numa habitação, na Rua Gil Vicente n.º 10, em Oeiras, foi dado às 6h50. Às 8h30 o incêndio entrou em fase de rescaldo. No local, estiveram 31 operacionais, com o apoio de 13 veículos.

Sugerir correcção
Comentar