Arcos de Valdevez cria zona para observação de astros

Caso a candidatura seja aceite, o Parque Nacional da Peneda Gerês será o primeiro local no país a dispor de uma zona certificada para observação de astronomia da International Dark Sky Association.

NFACTOS/Fernando Veludo

A Porta do Mezio, que dá acesso à entrada no Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) através de Arcos de Valdevez, vai ter um espaço específico para observação de astros, foi esta segunda-feira anunciado. Além disso, a Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima (ARDAL) e a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez candidataram-se a uma certificação internacional para esta zona de observação.

Denominada de “Dark Sky Reserve” (DSR) e representando um investimento de 150 mil euros, este espaço deverá estar operacional até ao final do ano. João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, explicou à agência Lusa que o investimento de 150 mil euros resulta da aprovação da candidatura “Local Dark Sky”, financiada pelo programa operacional regional Norte 2020.

“Encontrámos aqui outro produto ligado ao turismo astronómico e cientifico que queremos potenciar”, sublinhou João Manuel Esteves, adiantando que o montante previsto na candidatura será aplicado na certificação, na identificação da DSR, na aquisição de material para a observação astronómica e em acções de promoção da nova aposta.

A candidatura ao certificado internacional foi feita à International Dark Sky Association, nos Estados Unidos, e pretende certificar o espaço a nível científico e turístico, indicou ao PÚBLICO Pedro Teixeira, coordenador da ARDAL, que promoveu esta candidatura juntamente com o município de Arcos de Valdevez.

“Será o primeiro sítio do país a obter a certificação internacional [da International Dark Sky Association] para dispor de uma zona de observação de astronomia. O pedido de certificação será enviado até final do primeiro semestre. Até ao final do ano o observatório estará a funcionar”, afirmou João Manuel Esteves.

Pedro Teixeira esclarece que há duas associações que atribuem certificados de DSR: a fundação espanhola Starlight e a International Dark Sky Association. Até agora, o Alqueva (Reserva Dark Sky Alqueva) já tinha sido certificado como destino turístico pela Fundação Starlight. Neste momento, segundo Pedro Teixeira, Arcos de Valdevez está no processo de criação do dossier da candidatura para este certificado. “Mesmo sem o certificado o espaço de observação avançará, mas com ele a atractividade aumentará”, salienta.

“Neste momento, encontram-se concluídas as fases de estudo global de requisitos da certificação, levantamento do nível de cumprimento de requisitos LDS no território do PNPG, selecção de locais de elevado potencial e auditoria técnica dos mesmos”, explicou o autarca.

A criação desta DSR “visa promover o ecoturismo e a protecção de “habitats” nocturnos, ideais para a astronomia profissional ou amadora, bem como alertar para a preservação e reconhecimento dos céus escuros como um recurso valioso”. As DSR “são territórios de tamanho considerável, que possuem uma qualidade excepcional de noites estreladas e um ambiente nocturno que é protegido pelo seu interesse científico, natural, educacional ou cultural”.

Uma oportunidade para populações citadinas

“Actualmente, as populações citadinas raramente têm a oportunidade de observar a galáxia devido ao aumento da poluição luminosa. Graças a este projecto, passará a existir um espaço privilegiado para a observação de astros e estrelas em pleno coração do Minho, presenteando os visitantes com uma oportunidade única e inigualável de desfrutar de todas as maravilhas que orbitam nos céus da nossa galáxia”, especifica.

Segundo a autarquia, a Porta do Mezio já promove “eventos de trekking nocturno com orientação pelas estrelas, a observação de corpos celestes através de telescópios e ainda actividades de fotografia nocturna e astrofotografia”.

Com este projecto “será possível aumentar e diversificar a oferta e proporcionar experiências disruptivas a todos os que participem nestas iniciativas, permitindo um contacto mais próximo com o universo e a exploração do território de uma forma inovadora e aliciante”.

A implementação desta DSR “irá contribuir ainda para a captação de novos segmentos do mercado de turismo na natureza e a promoção da região a nível nacional e internacional”.

Situada a 13 quilómetros da vila de Arcos de Valdevez e a seis da vila do Soajo, a Porta do Mezio é uma das cinco entradas existentes no PNPG. As portas são estruturas de recepção ao visitante, localizadas nas principais entradas daquela área protegida.

Notícia actualizada às 12h34 de 22/03 com informações sobre o certificado internacional