Palcos da semana

Um Brasileiro, dois pianistas, uma festa, uma provocação e um "novo" grupo de teatro em destaque na agenda dos próximos dias.

Foto
Silva Wilmore Oliveira/Divulgacão

Música
Brasileiro de Silva

Em 2012, um trovador e multi-instrumentista capixaba causou sensação com encontros felizes entre indie, pop e MPB num disco de estreia chamado Claridão. Foi visitando Portugal e agora regressa com aquele que é já o quinto: Brasileiro. Lançado no ano passado, é o seu disco com mais violão dentro. E sentido político. E uma certa redescoberta do cancioneiro do Brasil com percussão e sintetizadores à mão. Na ficha técnica, parcerias com Arnaldo Antunes, Ronaldo Bastos e Anitta. Silva vem tocá-lo numa digressão que, nalgumas datas, dá direito a sessões duplas. Boa parte já está esgotada – tal como as dezenas de concertos que deu antes no Brasil.

 

Foto
Caricatura de Calouste Gulbenkian por André Carrilho

Comemoração
Em memória de um visionário

Música, arte, documentos, prémios e até um selo entram na celebração que a Fundação Calouste Gulbenkian preparou para o 150.º aniversário do nascimento do seu fundador. Para começar a festa, atribui os prémios do concurso Quem É Calouste?, uma chamada a jovens artistas para expressarem nos mais diversos suportes “o espírito visionário de Calouste Sarkis Gulbenkian”, numa gala rematada por música ao vivo do Collectif Medz Bazar. Segue-se o lançamento de um selo comemorativo e, depois, um concerto especial em que Coro e Orquestra Gulbenkian interpretam, com convidados, duas sinfonias: a Do Novo Mundo de Dvorák e a Coral de Beethoven. Vai também ser inaugurada Calouste: Uma Vida, Não Uma Exposição ou a resposta do curador Paulo Pires do Vale ao desafio de documentar a vida e obra do diplomata, empresário, filantropo e coleccionador de arte. Mais do que um conjunto de anotações biográficas, a exposição pretende ser “um percurso pela história de quem foi Calouste e do que deixou para as gerações seguintes”.

 

Foto
Vijay Iyer e Craig Taborn Pawel Wyszomirski

Música
A quatro (grandes) mãos

Vijay Iyer tem-se destacado como poucos, tanto no que toca à composição como nos meandros da improvisação, sem preconceitos estilísticos. Craig Taborn, que também se move em vários campos, é conhecido sobretudo na cena electrojazz. São dois pianistas norte-americanos fora de série que se juntaram para The Transitory Poems, um disco que tem entusiasmado a crítica – “Os seus estilos fundem-se de tal maneira que se torna difícil distinguir um par de mãos do outro, como se uma criatura de quatro braços se tivesse sentado ao piano”, notou a Pitchfork – e que causa entusiasmo ainda maior quando se anuncia a tradução ao vivo, que Lisboa se prepara para testemunhar.

 

Foto
A Boda (fotografia de ensaio) Bruno Simão

Teatro
Novas núpcias

É a “segunda aposta de um ‘novo’ grupo em formação”. Ou “o segundo movimento deste grupo no sentido da ‘emancipação'”. A afirmação vem d'Os Cornucopianos, actores do extinto Teatro da Cornucópia, a propósito da peça que agora levam à cena: A Boda, uma das primeiras do dramaturgo alemão Bertold Brecht, na tradução de Jorge Silva Melo e Vera San Payo de Lemos. Tal como na produção anterior do colectivo – A Morte de Tintagiles, de Maeterlinck –, é Ricardo Aibéo quem trata da encenação desta história que, a pretexto de uma festa de casamento, desenha toda uma observação crítica do comportamento humano em situações sociais.

 

Foto
And so you see... Jerome Seron

Performance
And so you see...

Controversa, provocadora, intensa, desconfortável. A obra da coreógrafa sul-africana Robyn Orlin costuma trazer estas marcas. A peça And so you see… our honourable blue sky and ever enduring sun… can only be consumed slice by slice… não foge à expectativa. Politicamente carregada, é uma performance para pensar história, identidade e humanidade, de foco lançado à herança colonial e à sociedade pós-apartheid. A interpretação é de Albert Ibokwe Khoza, que encarna à vez, como se lê no texto de apresentação, “uma diva, um ditador, um sensualista”. Surge em danças de guerra, movimentos ritualizados e discursos; com facas e jóias como adereços; entre projecções de vídeo que o captam em tempo real e ângulos diversos; ou de rosto e corpo cobertos por uma película transparente e sufocante.

 

Encontre aqui outros palcos da semana

Guia do Lazer: espectáculos, exposições, feiras e muito mais

Sugerir correcção
Comentar