No Planetário do Porto, Rodrigo Amado e Jorge Queijo viajam sem roteiro pelo cosmos

Os artistas levam o improviso às estrelas, num concerto em que ouvidos e olhos exploram o Universo. A 16 de Março, o Planetário do Porto recebe uma "experiência imersiva" que vai "além do som".

Foto
Paulo Pimenta

A odisseia começa com a música e apenas termina no espaço. Depois de Guimarães, o saxofone de Rodrigo Amado e a bateria de Jorge Queijo descolam das partituras e da Terra para explorar o cosmos. Através de um espectáculo de som e imagem, o Planetário do Porto aventura-se numa “viagem espacial” este sábado, 16 de Março. 

Do jazz à música electrónica, os artistas improvisam com um objectivo: “comunicar com as pessoas, comunicar emoções, sentimentos, sejam eles qual forem”. Em conversa com o P3, Rodrigo Amado, saxofonista, falou sobre o concerto “especial” no Planetário do Porto, a primeira vez que complementa a música com uma narrativa visual. “As condições estão criadas para haver uma experiência imersiva. Acho que vai muito além do som.”

Foto
Rodrigo Amado, saxofone. Vera Marmelo

No Porto, os músicos preparam-se para explorar o cosmos, desde a Lua até a um buraco negro, passando antes pelos anéis de Saturno, meteoros e nebulosas. As pessoas podem “prestar mais atenção à música” ou preferir “viajar com as imagens” projectadas. “Acima de tudo, vamos sentir muita da energia na sala e transformá-la em música”, acredita Rodrigo, para quem a presença visual terá um impacto na música. Esta deverá ser “completamente diferente” da improvisação “mais convencional” apresentada em Guimarães.

Para não tocar duas vezes a mesma nota, o saxofonista revela uma prática de “domínio do instrumento e da linguagem”: “Preparamo-nos para, no momento do improviso, sermos capazes de passar as ideias que nos surgem para o instrumento, em milésimos de segundo.” Rodrigo vive em Lisboa e Jorge no Porto, o que torna difícil tocarem juntos. Ainda assim, “a comunicação é intuitiva e imediata” entre os dois, o que só acontece porque passam “horas nos respectivos estúdios a praticar”.

Foto
Jorge Queijo, bateria. Maria Mónica

Rodrigo “procura não ficar preso em Lisboa” e faz questão de levar a sua música a vários pontos do país, à Europa e aos Estados Unidos, onde já esteve, por várias vezes, em digressão. Aliás, foi com os americanos Joe McPhee, Kent Kessler e Chris Corsano que o saxofonista lançou o álbum A History of Nothing em 2018, o segundo do quarteto.

O concerto no Planetário do Porto tem início às 18h30, este sábado, 16 de Março. Os bilhetes, a sete euros, estão à venda no local uma hora antes do início do espectáculo.

Artigo corrigido: o concerto tem início às 18h30 e não às 22h, como estava inicialmente escrito.

Sugerir correcção
Comentar