Pode um palacete de 1884 viver no Porto de 2019?

Foi desenhado para albergar uma entidade bancária e hoje quer ser um “alojamento local de luxo”. O Torel 1884 procura “mostrar a riqueza e a diversidade que os portugueses trouxeram ao mundo”, num palacete em plena Rua de Mouzinho da Silveira, no Porto.

Foto
Adriano Miranda

A um palacete de final do século XIX, recuperado e com traços originais preservados, não faltam encantos: as paredes de pedra, as escadas de dimensões como já não se fazem, as balaustradas de madeira a rodopiar andares acima e, no caso do novo Torel 1884, uma clarabóia monumental. É assim que começa a estadia na mais recente unidade deste grupo de hotelaria: de pescoço curvado, olhar voltado para cima, um “Uau” contido. O ano que lhe dá nome é também o ano de construção deste palacete da Rua de Mouzinho da Silveira, a 500 metros de outro edifício emblemático, a Estação de São Bento, no Porto.

Há plantas de enormes folhas verdes a dar as boas-vindas a quem entra, uma obra a dois tempos de João Pedro Rodrigues e uma recepção quase invisível — parece ser esta a tendência, esconder as pistas que apontam para um hotel. Aqui, no piso térreo de um edifício construído para ser um banco, é-nos entregue uma pesada chave com um palmo de comprimento — parece capaz de abrir um portão — e uma etiqueta com o número 10 e a palavra “Porcelanas”. Está na hora de ignorar o elevador e subir até ao segundo piso, que representa a Ásia.

Adriano Miranda
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda

No Torel 1884, vai contando Gonçalo Coutinho, director, a decoração de cada um dos andares corresponde a um continente ao qual os portugueses conseguiram chegar — África, América e Ásia — e aos produtos que daí trouxeram para Portugal, através de rotas comerciais. O conceito “serviu para encontrar cores e texturas que dessem uma homogeneidade aos interiores”, bem como para “mostrar a riqueza e a diversidade que os portugueses trouxeram ao mundo num determinado momento da história”. Nos quartos do primeiro andar há referências a produtos sul-americanos e, no segundo, as porcelanas e as especiarias imperam. “Ao escolhermos o tema dos descobrimentos portugueses — ou do ‘achamento’ —, quisemos enaltecer a incrível diversidade das terras por onde os navegadores portugueses passaram”, explica — e não “provocar nem estimular a controvérsia” em torno do tema.

Mapas-múndi, tapeçarias (no chão e nas paredes), plantas e mobiliário de madeira em tons claros, bem como a ausência de elementos tecnológicos — não há, à vista, televisões nem sequer cartões electrónicos de acesso aos quartos, por exemplo —, fazem esquecer, momentaneamente, que o ano é 2019. O ambiente do segundo piso ajuda: espalhados pelas muitas prateleiras e mesas estão mais de 3000 livros, comprados em alfarrabistas. Obras de Raul de Caldevilla, António Quadros e do Padre António Vieira partilham o espaço das estantes com peças de porcelana chinesa e outros livros de autores estrangeiros.

Adriano Miranda
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda

As portas dos quartos — 12, no total —, em madeira pintada de branco, são as originais e essa patina é visível. As maçanetas, aqui não apenas com um carácter decorativo, são réplicas daquelas que abriram e fecharam as portas do antigo banco desde o século XIX. É a idade centenária do prédio que explica o pé-direito palaciano dos quartos. No Porcelanas, o azul e o branco são as cores predominantes, presentes nas paredes, nos cortinados, nas portas forradas dos armários, na banheira encimada por uma obra de Jorge Curval e na própria cama, king size e com direito a dossel. Não falta conforto, nem luz natural. Do outro lado das janelas altas, também de madeira e também brancas, está a Torre dos Clérigos, encavalitada por cima de várias camadas de casas. E gruas, mais especificamente sete, a pairar sobre as ruas de Mouzinho da Silveira e das Flores. É o Porto de 2019 a espreitar.

O Torel 1884 não é um hotel, mas sim um “alojamento local de luxo”

O palacete da Mouzinho da Silveira foi o primeiro edifício que Ingrid Koeck e os sócios do grupo Torel Boutiques visitaram no Porto, aquando da decisão de abrirem um hotel na cidade. E isto antes ainda de conhecerem o edifício austero do tempo do Estado Novo, na Rua da Restauração, que viria a albergar o Torel Avantgarde, a operar desde Setembro de 2017. A austríaca não mais esqueceu o prédio centenário no rés-do-chão do qual falou com a Fugas, no bistrot Bartolomeu, e não desistiu da ideia de o transformar num “alojamento local de luxo — não num hotel”. “É muito exclusivo, mesmo no centro da cidade”, define.

Pormenor da obra de João Pedro Rodrigues. Adriano Miranda
Adriano Miranda
Fotogaleria
Pormenor da obra de João Pedro Rodrigues. Adriano Miranda

Ali ao lado, na Rua das Flores, estão a ser concluídos os 11 apartamentos que completam o conceito do Torel 1884. Mas as novidades do grupo não ficam por aqui e, até ao final do ano, está prevista a abertura do terceiro Torel do Porto, desta feita na Rua de Entreparedes, bem perto da Praça da Batalha. “São todos projectos muito diferentes entre si, mas com um objectivo comum: honrar o espaço”, resume Ingrid.

A garrafeira do Bartolomeu é o exemplo mais paradigmático desta que foi a preocupação do projecto em reabilitar o palacete. Atrás do balcão de madeira do bar, uma porta de ferro entreaberta deixa adivinhar que ali funciona a garrafeira da casa. O que não percebemos imediatamente é que naquele mesmo espaço funcionou um dos cofres do banco — o que explica as grossas paredes de pedra, o pé-direito mais baixo e os cofres agora recheados com garrafas de vinho. O espaço, assegura o gestor Gonçalo Coutinho, está aberto aos hóspedes e aos clientes do bistrot, que serve pequenos pratos doces e salgados para acompanhar uma bebida. E, no futuro, será o local escolhido para as provas de vinho.

É também no Bartolomeu que é servido o pequeno-almoço, não em versão buffet mas sim por pedido prévio. Na noite anterior, os hóspedes são convidados a partilhar com a equipa da recepção as preferências do pequeno-almoço, escolhendo entre opções mais tradicionais e mais saudáveis: vários tipos de pão e de queijos, mini croissants, panquecas e frutas, ovos e outros salgados. Evita-se, assim, o desperdício de alimentos e bebidas e agrada-se a quem escolheu o Torel 1884.

A Fugas esteve alojada a convite do Torel 1884 Suites & Apartments.

Sugerir correcção
Comentar