Titicaca: dez viagens numa "terra de superlativos"

"Titicaca – No Coração dos Andes" é o resultado de dez viagens do fotojornalista António Luís Campos ao mais alto lago navegável do mundo. Exposição em Lisboa de 16 de Março a 28 de Abril.

António Luís Campos
Fotogaleria
António Luís Campos

A quase quatro mil metros de altitude, o Titicaca é o mais alto lago navegável do mundo. Ao longo dos últimos cinco anos, o fotojornalista António Luís Campos (1977) visitou dez vezes a mais longa cordilheira montanhosa do mundo, uma "terra de superlativos" dividida entre o Peru e a Bolívia. Em "Titicaca - No Coração dos Andes", o fotógrafo, colaborador da National Geographic, autor de cinco livros e líder da Nomad, retrata de forma íntima o quotidiano nas margens e nas ilhas do grande lago, ao ritmo das estações e dos elementos.

Um microcosmo no qual as suas gentes — personagens principais desta narrativa — perpetuam vivências que conciliam de forma harmoniosa tradição e modernidade, numa relação umbilical com o meio ambiente que as acolhe. A agitação do porto de Puno, os arcos de totora e os barcos-mercearia, a coca macerada, o folclore peruano e o dia a dia.

"Apenas os homens tricotam, com agulhas, usando as mulheres o tear. É possível um casal de namorados viver junto, em união de facto, e decidir separar-se se assim o entender. Após o nascimento de filhos o casamento é obrigatório e o divórcio não é aceite", escreve o autor. A chegada tímida dos forasteiros, a poluição, os efeitos da pesca excessiva e das alterações climáticas também fazem parte da paisagem.

A exposição "Titicaca - No Coração dos Andes" inaugura no dia 16 de Março (pelas 16h o autor estará presente numa palestra) no Museu Nacional de História Natural e da Ciência de Lisboa, onde fica patente até ao dia 28 de Abril.

António Luís Campos
António Luís Campos
António Luís Campos
António Luís Campos
António Luís Campos
António Luís Campos
António Luís Campos