PÚBLICO lança PGlobal em dia de debate sobre a Europa

O PÚBLICO organiza um conjunto de debates que deixam pistas para compreender o momento histórico que a União Europeia atravessa.

Foto
Conferência realiza-se na Casa da Música, no Porto Daniel Rocha

A Casa da Música, no Porto, recebe hoje a conferência A Europa e o Presente que terá o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no arranque (10h30) e que será encerrada pelo primeiro-ministro, António Costa (18h30). Em discussão estarão temas como o futuro da União Europeia, o “Brexit” ou a ascensão do populismo e da extrema-direita. As inscrições estão encerradas e a conferência esgotada.

Na mesma ocasião, será lançado o PGlobal, um novo projecto editorial do PÚBLICO para a diáspora, que inclui uma selecção semanal de cerca de 20 artigos distribuída através de uma newsletter e disponível para os seus assinantes num site dedicado. Agrega aquilo que é essencial reter do que se passou em Portugal e no mundo e que acrescenta valor às notícias do dia-a-dia. 
Além do Ministério dos Negócios Estrangeiros e de outras entidades relacionadas com a diáspora, o PGlobal conta com o apoio do Presidente da República, que se associou à iniciativa, escrevendo uma carta de apoio ao projecto para os nossos leitores. 

Europa vista por si

Relativamente à conferência sobre a Europa, ela só começa depois da intervenção da Marcelo Rebelo de Sousa. O painel A Europa vista por si própria, com a presença de António Lobo Xavier, advogado; Marisa Matias e Paulo Rangel, eurodeputados do Bloco de Esquerda e do PSD, respectivamente; Miguel Poiares Maduro, professor no Instituto Universitário Europeu e ex-ministro de Pedro Passos Coelho; e Marina Costa Lobo, politóloga, arranca pelas 11h.

Ainda antes do almoço, o comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação desde 2014, Carlos Moedas, protagoniza um momento de reflexão sobre a União Europeia.

Elisa Ferreira, vice-governadora do Banco de Portugal; Daniel Bessa e Ricardo Cabral, ambos economistas e professores universitários; e Carlos Rodrigues, do Banco de Investimento Global, juntam-se da parte da tarde, num debate em que a Europa é vista pelo olhar da economia do “novo” mundo global.

Após um curto intervalo, sobem ao palco os directores do PÚBLICO, do Expresso, do Jornal de Notícias e do El País e a directora da RTP para participarem no último painel da conferência, às 16h30. Manuel Carvalho, Pedro Santos Guerreiro, Domingos de Andrade, Lluis Bassets e Maria Flor Pedroso participarão num debate que se dedicará a problematizar a forma como os media olham para a Europa. 

Só depois, às 18h30, é que António Costa, primeiro-ministro, encerrará a conferência organizada pelo PÚBLICO com o apoio da Comissão Europeia.

Sugerir correcção
Comentar