Parlamento não avança já para segundo referendo e aprova adiamento do “Brexit”

Moção apresentada pelo Governo de Theresa May para impedir o divórcio a 29 de Março foi aprovada por 210 votos, e implica uma terceira votação do acordo do "Brexit". Emenda para abrir iniciar processo legislativo para um segundo referendo foi chumbada por 249 votos.

Foto
Manifestação junto ao Parlamento, em Londres ANDY RAIN/EPA

O Parlamento britânico aprovou esta quinta-feira a proposta do Governo para impedir a saída do Reino Unido da União Europeia a 29 de Março, por 210 votos, abrindo caminho para uma terceira votação do acordo de Theresa May, na próxima semana. Os deputados rejeitaram ainda a possibilidade de avançar já para um segundo referendo para desbloquear o impasse do “Brexit”.

A moção apresentada pelo Governo tinha como propósito requerer o apoio da Câmara dos Comuns para avançar com um pedido de adiamento da saída aos líderes europeus, que se reúnem em Bruxelas a 21 e 22 deste mês (quinta e sexta-feira).

Mas a sua formulação implica que alguém terá de fazer concessões em Westminster. O executivo exige que os deputados aprovem o acordo que negociou com Bruxelas – e que foi chumbado por eles duas vezes, ambas por margens de três dígitos – até ao próximo dia 20 (quarta-feira).

Se o fizerem, pedirá uma “prorrogação técnica” da saída, até 30 de Junho, para preparar a legislação necessária. Se não o fizerem, o plano é solicitar aos 27 um adiamento prolongado, até uma data que, segundo o Governo, “obrigará o país a participar nas eleições para o Parlamento Europeu”, marcadas para Maio.

Vários deputados conservadores votaram contra a moção do executivo, incluindo ministros.

A emenda relativa ao referendo – rejeitada por 249 votos – propunha a prorrogação do artigo 50.º do Tratado da União Europeia e o adiamento do divórcio, como justificação para se poder “legislar no sentido de se realizar uma votação pública”.

O chumbo já era esperado, depois de o Partido Trabalhista e dos principais movimentos a favor do referendo terem pedido aos deputados para não votarem favoravelmente a emenda, por não ser a altura apropriada para o fazer. Vinte e cinco deputados do Labour votaram a favor e 18 contra, mas a maioria absteve-se.

“Agora é tempo de o Parlamento declarar que quer uma extensão do artigo 50.º. Terá melhores oportunidades, no futuro, de decidir que é justo e razoável dar a palavra à população nesta decisão crucial para o nosso país”, esclareceu, em comunicado, a equipa de campanha do People’s Vote.

O facto de a referida emenda também implicar que, em caso de ser aprovada, sairiam da agenda duas outras emendas potencialmente mais apetecíveis para os deputados, também contribuiu para a sua rejeição.

Foram rejeitadas outras duas emendas: a do Labour, que pretendia o adiamento do “Brexit”, para evitar uma saída sem acordo, com o intuito de permitir “tempo parlamentar para a câmara encontrar uma maioria para uma abordagem diferente”; e uma proposta interpartidária que, na prática, retirava das mãos do Governo a liderança do processo e abria caminho para que os deputados pudessem escolher o futuro do divórcio com a UE numa série de votos indicativos.

Sugerir correcção
Ler 27 comentários