Nova Iorque lidera top da Time Out em 2019. Lisboa e Porto também estão na lista

Metrópole norte-americana foi eleita como a cidade mais excitante para viver e visitar. A capital portuguesa aparece nos vinte primeiros lugares.

Fotogaleria
Nova Iorque Reuters/BRENDAN MCDERMID
Fotogaleria
Melbourne Reuters
Fotogaleria
Chicago Reuters
Fotogaleria
Londres Reuters
Fotogaleria
Los Angeles Reuters
Fotogaleria
Montreal Reuters
Fotogaleria
Berlim Reuters
Fotogaleria
Glasgow Reuters
Fotogaleria
Paris Reuters
Fotogaleria
Tóquio Reuters

Os créditos do ranking são da revista Time Out, mas sobretudo dos 34 mil moradores urbanos que elegeram Nova Iorque e outras 47 cidades como as melhores de 2019. “Perguntamos a quase 34 mil moradores anónimos, de Melbourne a Madrid, Chicago, Cidade do Cabo e Tel Aviv a Tóquio, sobre comida, bebida, cultura, vida nocturna, comunidade, vizinhanças, felicidade geral e outros factores, como a beleza da sua cidade e a conveniência”, lê-se no artigo de divulgação do top 48 que, este ano, colocou a maior cidade dos Estados Unidos na liderança.

A “cidade que nunca dorme” não só arrecadou o título de melhor cidade, como também foi eleita como aquela que mais gente quer visitar este ano, devido à sua diversidade, oferta de restauração e “à cena artística de classe mundial”. 91% dos entrevistados concordaram que há sempre algo para ver ou fazer na “Big Apple”.

Nova Iorque Reuters
Nova Iorque Reuters
Nova Iorque Reuters
Fotogaleria
Nova Iorque Reuters

Melbourne, a cidade australiana que ficou em segundo lugar, obteve a pontuação mais alta nas categorias de felicidade, criatividade, alimentação e música ao vivo, enquanto que o terceiro lugar de Chicago se deveu à cidade ser o lar dos moradores mais felizes (segundo disseram 85% dos questionados). Berlim, no sétimo lugar, foi eleita como aquela que melhor satisfaz os desejos dos vegans (8% da sua população).

Apesar de Paris ter ficado em nono lugar da lista, a capital francesa vence no capítulo do sexo. Os parisienses revelaram ter relações sexuais até 33 vezes por ano, mais do que em qualquer outra das cidades do top 48. Provavelmente por esse motivo, a capital francesa dorme menos que a média: 66% dos entrevistados revelou estar a sofrer de privação do sono nas últimas 24h aquando da entrevista. Talvez seja esta, e não Nova Iorque, a “cidade que nunca dorme”.

Foi na cidade de Manchester, do Reino Unido, que se encontraram os moradores que mais gostam de beber um copo. Mas são os moradores da capital espanhola que passaram mais tempo em bares - visitam 44 por ano, em média.

Porto Fernando Veludo/nFactos
Lisboa RuI Gaudêncio
Fotogaleria
Porto Fernando Veludo/nFactos

No top 48, Portugal tem duas cidades: Lisboa, em 19.º, e o Porto, no 28.º lugar. “Apesar dos constantes atrasos nos transportes públicos e do aumento das rendas, Lisboa continua a ser um excelente local para viver para os adeptos do bom tempo, boa comida e boas risadas, e a grande maioria dos Lisboetas acredita que a capital portuguesa mudou para melhor. Apenas um em cada cinco disse que se sentiram sozinhos ultimamente, em comparação com sete em dez que disseram sentiram-se felizes. Os morador consideraram-na entre as cidades mais amigáveis, bonitas e seguras do mundo”, lê-se no pequeno texto que acompanha o lugar 19 arrecadado pela capital portuguesa.

Apesar da especulação imobiliária, os portuenses inquiridos pela revista não têm dúvidas que a sua cidade também mudou para melhor: “O sol nem sempre brilha no Porto, mas quando isso acontece, a segunda cidade de Portugal pode ser incrível. Sem surpresas para a cidade que inventou o Vinho do Porto, nós bebemos mais vinho do que qualquer outra pessoa. A nossa cidade ribeirinha é uma das mais belas do mundo e nossa cultura é vibrante e artística”.

top 48: 

  1. Nova Iorque, EUA
  2. Melbourne, Austrália
  3. Chicago, EUA
  4. Londres, Reino Unido
  5. Los Angeles, EUA
  6. Montreal, Canadá
  7. Berlim, Alemanha
  8. Glasgow, Escócia
  9. Paris, França
  10. Tóquio, Japão
  11. Madrid, Espanha
  12. Cidade do Cabo, África do Sul
  13. Las Vegas, EUA
  14. Cidade do México, México
  15. Manchester, Reino Unido
  16. Filadélfia, EUA
  17. Barcelona, ​​Espanha
  18. Buenos Aires, Argentina
  19. Lisboa, Portugal
  20. Washington DC, EUA
  21. Telavive, Israel
  22. Mumbai, Índia
  23. Toronto, Canadá
  24. Birmingham, Reino Unido
  25. Dublin, Irlanda
  26. São Paulo, Brasil
  27. Miami, EUA
  28. Porto, Portugal
  29. Singapura
  30. Edimburgo, Escócia
  31. São Francisco, EUA
  32. Dubai, Emirados Árabes Unidos
  33. Munique, Alemanha
  34. Viena, Áustria
  35. Xangai, China
  36. Moscovo, Rússia
  37. Deli, Índia
  38. Seattle, EUA
  39. Sydney, Austrália
  40. Abu Dabi, Emirados Árabes Unidos
  41. Hong Kong
  42. Boston, EUA
  43. Rio de Janeiro, Brasil
  44. Marselha, França
  45. Banguecoque, Tailândia
  46. Kuala Lumpur, Malásia
  47. Pequim, China
  48. Istambul, Turquia
Sugerir correcção
Comentar