Facebook e Instagram parcialmente inacessíveis em partes da Europa e América do Norte

Duas redes sociais enfrentam problemas técnicos desde as 16h de quarta-feira, afectando ainda outros serviços associados

Foto
Dado Ruvic

A rede social Facebook estava esta quarta-feira inacessível ou com várias das suas funcionalidades indisponíveis para inúmeros utilizadores em grande parte da Europa e da América do Norte, bem como em algumas áreas do Brasil e do Sudeste Asiático. De acordo com sites independentes de monitorização do acesso à rede, a falha está a ser sentida desde as 16h (hora de Portugal continental).

O Instagram, outra rede detida pela empresa de Mark Zuckerberg, encontra-se igualmente indisponível, e alguns utilizadores relatam dificuldades na utilização do serviço de mensagens WhatsApp.

Esta falha acaba também por afectar indirectamente serviços como a plataforma de música Spotify ou a aplicação de encontros Tinder, uma vez que são maioritariamente acedidas através de contas do Facebook.

Foto
Esta é a imagem que aparecia quando um utilizador tentava actualizar o Instagram

“Estamos ao corrente de que algumas pessoas estão a ter dificuldades neste momento em aceder à família de aplicações do Facebook. Estamos a trabalhar para resolver o problema o mais rapidamente possível”, lê-se numa mensagem publicada pelo Facebook na rede rival Twitter. A empresa acrescenta ainda que a falha não terá sido causada por um ataque informático.

Também o Instagram recorreu ao Twitter para informar que estava a tentar resolver o problema: “Sabemos que isto é frustrante, e a nossa equipa está a trabalhar arduamente para resolver isto o mais rapidamente possível”.

Desconhecem-se para já as causas da falha, que não é inédita. Em 2015, mas por breves minutos, o Facebook esteve totalmente indisponível em todo o mundo. 

A falha desta quarta-feira acontece um dia depois de vários produtos do Google terem também registado dificuldades, nomeadamente o Gmail, o Google Drive e o Google Maps. Não há no entanto qualquer informação de que os problemas do Google e do Facebook estejam relacionados.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários