Bastonária dos Enfermeiros vai acompanhar primeiro-ministro em périplo da saúde

Ana Rita Cavaco vai estar presente, nesta quarta-feira, numa visita do primeiro-ministro a uma unidade de saúde. Mas o gabinete de António Costa diz não ter feito qualquer convite específico à bastonária.

Foto
Ana Rita Cavaco, bastonária dos enfermeiros, desafiou António Costa a acompanhá-lo num périplo pela saúde Nuno Ferreira Santos

A Ordem dos Enfermeiros anunciou que a bastonária, Ana Rita Cavaco, foi convidada pelo primeiro-ministro para o acompanhar numa visita a uma unidade de saúde na quarta-feira, inserida no périplo que o Governo está a realizar. 

No entanto, fonte oficial do gabinete do primeiro-ministro corrige a informação, dizendo que não foi feito qualquer convite específico à bastonária dos enfermeiros. “O convite foi feito a todas as ordens profissionais da área da saúde pela Secretaria Geral do Ministério da Saúde”, disse ao PÚBLICO a mesma fonte.

De acordo com a Ordem dos Enfermeiros, o convite surgiu depois de a bastonária Ana Rita Cavaco ter escrito ao primeiro-ministro a oferecer-se para o acompanhar na visita a unidades de saúde que o Governo estava a programar e que começou a realizar esta semana.

O local a visitar pelo primeiro-ministro e onde estará Ana Rita Cavaco ainda não foi divulgado, nem pela Ordem nem pelo gabinete do primeiro-ministro, uma vez que a agenda ainda está a ser fechada.

No início deste ano, as relações entre o Governo e a Ordem dos Enfermeiros foram publicamente postas em causa, depois de o secretário de Estado da Saúde ter anunciado que suspendia relações institucionais com a Ordem, tendo em conta posições assumidas pela bastonária Ana Rita Cavaco a propósito da greve dos enfermeiros em blocos operatórios de hospitais públicos.

Também o primeiro-ministro António Costa chegou publicamente, numa entrevista à SIC, a anunciar que iria apresentar uma queixa na justiça contra a bastonária, alegando que extravasa as suas funções e insinuando que assumia uma postura sindical.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários