Portugal Fashion regressa à Alfândega do Porto na quinta-feira

Os desfiles dedicados à Moda Infantil Portuguesa são a grande novidade desta edição, que volta a ter lugar na Alfândega do Porto.

Foto
PAULO PIMENTA/Arquivo

A 44.ª edição do Portugal Fashion arranca na próxima quinta-feira, na Alfândega do Porto, e estão previstos 33 desfiles, ao longo de quatro dias, com destaque para aqueles que são dedicados à moda infantil portuguesa​. Fonte do Portugal Fashion avança que nesta edição uma das novidades é o “Portugal Kids FW powered by ModaPortugal”, com dois desfiles que vão ocupar toda a manhã do último dia do evento, a 17 de Março.

“O segmento kidswear vai assim integrar, pela primeira vez, o calendário oficial do evento, o que traduz a vontade do Portugal Fashion de abarcar o máximo de subsectores da fileira moda nacional”, diz um membro da organização. Em Outubro passado, a directora-geral da Associação Nacional dos Jovens Empresários (ANJE), Paula Morais, avançava que iria haver uma “passerelle dedicada à moda criança e aos miúdos”, com marcas e criadores de moda infantil.

O arranque do primeiro dia do Portugal Fashion está marcado para as 15h, no espaço “Bloom” da Alfândega do Porto, uma plataforma dedicada aos estudantes e jovens criadores de moda, onde vão desfilar os trabalhos dos alunos da Modatex, bem como vão ser apresentadas as colecções de Ashma Karki, Daniela Pereira, Mara Flora, Maria Meira, Rita Sá e Sofia Silva, num total de dez jovens designers. O primeiro dia termina com desfiles dos criadores Hugo Costa (22h) e Maria Gambina (23h), que regressou aos desfiles em 2018 com a colecção Primavera/Verão 2019 baptizada de “Construção”, depois de cinco anos afastada.

No segundo dia, o destaque vai para as novas colecções da próxima estação fria de três designers reconhecidos internacionalmente, com a noite a abrir com o desfile de Diogo Miranda (21h30), seguido por Luís Buchinho (22h30) e, a encerrar o alinhamento, Miguel Vieira (23h30), que já apresentou a sua nova colecção em Janeiro em Milão (Itália).

Sexta-feira abre às 15h com a nova colecção das jovens criadoras Inês Trocado e Sara Maia, que começaram no Bloom, seguindo-se a apresentação dos novos coordenados de Estelita Mendonça, criador que também começou no mesmo espaço. Pelas 17h, está agendada a apresentação da marca Sophia Kah, da designer Ana Teixeira de Sousa, cuja família com tradição no sector têxtil é da zona de Felgueiras (Porto), e que conta com clientes do mundo artístico como a actriz Keira Knightley e as cantoras Nelly Furtado e Florence Welch. Seguem-se os desfiles de Katty Xiomara e das marcas Pé de Chumbo e TM - Teresa Martins.

No sábado, o dia é dedicado, ao sector do calçado, com o desfile do criador Luís Onofre (23h30) a fechar a noite, depois de uma tarde dedicada às colecções das marcas Fly London, Lemon Jelly, Nobrand e Ambitious, entre outras. Nuno Baltazar abre o terceiro dia do Portugal Fashion, com um desfile marcado para as 14h e, pelas 16h, é a vez de a criadora Susana Bettencourt mostrar os seus novos coordenados. 

O último dia, domingo, 17 de Março, termina com o desfile da dupla de criadores Marques'Almeida – que se estreou na edição anterior –, marcado para as 14h, seguido pela nova colecção Outono/Inverno 2019-2020 de Alexandra Moura (15h) e Carla Pontes (16h). David Catalán é o eleito para fechar o último dia da 44.ª edição do Portugal Fashion.

Além dos desfiles está igualmente previsto o showroom Brand Up, com vestuário, calçado, joalharia, ourivesaria, acessórios, marroquinaria e produtos lifestyle.

O Portugal Fashion é um projecto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) – é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020.

Sugerir correcção
Comentar