Alentejo afirma-se como “destino enoturístico de excelência"

A região mostra a sua garra no turismo de vinhos na BTL, a feira de Turismo de Lisboa que decorre esta semana. Pelo caminho, promove as atracções e a "essência" do Alentejo.

Foto
Monte dos Perdigões, Reguengos de Monsaraz Pedro Cunha

O Alentejo promove-se na 31.ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre de quarta a domingo na FIL - Parque das Nações, com acção promocional a cargo da Rota dos Vinhos do Alentejo, em conjunto com uma dezena de unidades de enoturismo e o apoio da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo.

“O principal objectivo da presença no certame assenta na afirmação do Alentejo enquanto destino enoturístico de excelência”, disse o presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), Francisco Mateus, à Lusa.

Considerando a BTL, a realizar na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, como “o evento mais importante do país na área do turismo”, o mesmo responsável sublinhou que “faz todo o sentido” a presença dos Vinhos do Alentejo.

“É uma oportunidade crucial onde a promoção dos vinhos e a prática do enoturismo vai ao encontro tanto de profissionais da área como de turistas e onde é possível dar a conhecer a essência da região e todas as características que a tornam um dos destinos turísticos mais desejados do país”, salientou.

Os vinhos alentejanos, segundo a CVRA, são vendidos para 115 mercados internacionais, tendo a quantidade exportada “triplicado nos últimos dez anos”. Brasil, Angola, Estados Unidos da América, Suíça e Polónia constituem o “top 5 do ranking” dos países importadores dos vinhos alentejanos.

Vinho da Talha na Casa Agricola Alexandre Relvas Ricardo Lopes
Quinta do Carmo Adriano Miranda
Herdado do Esporão Nuno Oliveira
Fotogaleria
Vinho da Talha na Casa Agricola Alexandre Relvas Ricardo Lopes

Com oito sub-regiões vitivinícolas (Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja), o Alentejo possui cerca de 22 mil hectares de vinha. 

Sugerir correcção
Comentar