ERC escolhe Junqueras como candidato às legislativas e europeias

O líder do partido independentista catalão, e ex-vice-presidente do governo autonómico, está preso desde o final de 2017.

Foto
Oriol Junqueras é acusado de sedição, rebelião e desvio de fundos públicos por ter organizado o referendo sobre a independência da Catalunha EPA/Spanish Supreme Court's Institute / HANDOUT

A Esquerda Republicana da Catalunha (ERC, independentista) escolheu Oriol Junqueras, detido desde Novembro de 2017, como cabeça de lista às eleições legislativas e europeias dos próximos meses. O objectivo da direcção do partido é “denunciar a repressão” que diz ser levada a cabo pelo Governo central contra os independentistas da Catalunha.

Segundo a porta-voz da ERC, Marta Vilalta, Junqueras é a pessoa que “melhor encarna a luta contra a repressão” e, por isso, foi o escolhido para encabeçar as listas do partido às eleições gerais de 28 de Abril e nas europeias de 26 de Maio. Junqueras foi também escolhido como candidato à presidência da Comissão Europeia pela Aliança Livre Europeia, que junta vários movimentos separatistas.

A responsável da ERC disse que “tecnicamente é plenamente possível” que Junqueras possa ser eleito como deputado em Madrid e em Estrasburgo, embora tenha admitido que o partido irá fazer reavaliações à medida que a temporada eleitoral progrida.

Junqueras foi preso em Novembro de 2017, acusado de rebelião, sedição e desvio de fundos públicos pelo papel que desempenhou na organização do referendo, considerado ilegal por Madrid, sobre a declaração de independência unilateral da Catalunha, enquanto vice-presidente da Generalitat. A ERC é a favorita para conseguir mais votos na Catalunha nas eleições legislativas, segundo as sondagens.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários