Julie Andrews vai ser homenageada no Festival de Veneza

Actriz de Música no Coração e Mary Poppins distinguida com o Leão de Ouro de Carreira no festival que irá decorrer de 28 de Agosto a 7 de Setembro.

Foto
Julie Andrews DR

A actriz Julie Andrews vai ser galardoada com o Leão de Ouro de Carreira no 76.º Festival Internacional de Cinema de Veneza, que ocorre entre os dias 28 de Agosto e 7 de Setembro, anunciou a organização esta quinta-feira.

A decisão foi tomada pela Bienal de Veneza, presidida por Paolo Baratta, que apoiou a proposta do director do festival, Alberto Barbera.

“Numa idade muito jovem, a Sra. Andrews ganhou fama nas salas de música de Londres e, mais tarde, na Broadway graças ao seu notável talento de cantora e actriz. O seu primeiro filme de Hollywood, Mary Poppins, deu-lhe o estatuto de estrela, que mais tarde foi confirmado num outro filme precioso, Música no Coração. Estes dois papéis projectaram-na para o estrelato internacional, tornando-a uma figura icónica, adorada por várias gerações de cinéfilos", declarou Alberto Barbera a respeito da entrega deste prémio.

O director do festival acrescentou que “este Leão de Ouro de Carreira é o merecido reconhecimento de uma carreira extraordinária que tem admiravelmente analisado o sucesso popular, com uma ambição artística sem nunca se curvar a compromissos fáceis”.

A actriz, citada no mesmo comunicado, sentiu-se “honrada” por ter sido escolhida como a destinatária, este ano, do Leão de Ouro de Carreira, e agradeceu à Bienal o reconhecimento do seu trabalho, contando estar presente no festival em Setembro, “para esta ocasião tão especial”.

Julie Andrews é conhecida pelos seus papéis em Mary Poppins, com o qual venceu um Óscar, um Globo de Ouro e um BAFTA, Música no Coração, que lhe valeu a segunda nomeação para o Óscar e o segundo Globo de Ouro, Victor Victoria, pelo qual ganhou o terceiro Globo de Ouro, entre outros.

Mais recentemente, em 2001, foi homenageada pelo Kennedy Center, e em 2011 recebeu também um prémio de carreira do sindicato norte-americano dos actores.

Sugerir correcção
Comentar