ModaLisboa arranca esta quinta-feira com performances e uma conferência de entrada livre

As colecções cápsula de quatro jovens estarão em exibição nas Carpintarias de São Lázaro, em Lisboa. Serão seguidas de uma conferência com o tema Fashion and Experience.

Foto
Miguel Manso

A 52.ª edição da ModaLisboa começa esta quinta-feira, com a apresentação das propostas de quatro jovens designers e uma conferência, nas Carpintarias de São Lázaro — antiga fábrica de móveis reconvertida em centro cultural, perto do Martim Moniz.

Sob o tema Insight, esta edição "pretende ser uma reflexão transversal sobre as novas dinâmicas e as motivações criadas pela moda", descreve a organização. Essa reflexão começa a ser feita esta quinta-feira com a apresentação das propostas de António Castro, Cristina Real, David Pereira e Filipe Augusto.

As colecções cápsula de cada um dos designers, em início de carreira, serão mostradas em performances, em vez dos habituais desfiles. António Castro vive actualmente em Paris, onde trabalha para a Maison Margiela, no departamento têxtil da colecção artesanal. Além disso, é responsável pelas tecelagens manuais das colecções de John Alexander Skelton, em Londres.

Cristina Real estagiou com Alexandra Moura antes de começar a apresentar colecções na ModaLisboa, no âmbito do concurso Sangue Novo. David Pereira também participou no Sangue Novo, tendo sido vencedor na 49.ª edição da ModaLisboa. Licenciado em design de moda em Paris, estagiou na KTZ e na Vivienne Westwood. Filipe Augusto foi vencedor do Sangue Novo na 50.ª edição, tendo ainda recebido uma menção honrosa na edição anterior. No currículo tem um estágio com Luís Buchinho. 

Depois das apresentações das colecções, decorre a conferência Fast Talks, sob o tema Fashion and Experience. Com moderação de Joana Barrios, terá como oradores o repórter de moda Julien da Costa, a professora universitária Catherine da Silveira, a designer de moda Flávia Aranha e o cenógrafo Miguel Bento. Tanto a apresentação das colecções como a conferência são de entrada livre.

A ModaLisboa decorre até domingo, com as actividades concentradas no Pavilhão Carlos Lopes e nas suas imediações e um total de 31 colecções para o próximo Outono/Inverno. Além dos desfiles, acessíveis apenas por convite, haverá iniciativas abertas ao público como uma loja temporária, exposições, oficinas, masterclasses (nas áreas da sustentabilidade, comunicação de moda e alfaiataria) e um atelier ao vivo, "onde diversos intervenientes oriundos de múltiplas disciplinas serão convidados a customizar uma peça de roupa".

Quem passar pelo Pavilhão Carlos Lopes poderá trazer a roupa e calçado que não use e depositá-lo num contentor que estará lá para o efeito. O projecto parte da iniciativa da plataforma online TERRAMOTTO, em parceria com a Associação Humana Portugal, que irá depois encaminhar a roupa conforme o seu estado de conservação — para a reciclagem, para lojas de segunda mão e para programas de cooperação para o desenvolvimento em África. "There’s no planet B" é o aviso que deixam estampado no contentor.

Os horários e outras informações sobre as actividades podem ser consultados no site da ModaLisboa.

Sugerir correcção
Comentar