Um novo livro e uma Barbie para homenagear as mulheres na ciência

Nas comemorações do Dia Internacional da Mulher no Pavilhão do Conhecimento, será lançado um exemplar único de uma Barbie astronauta em homenagem a Dava Newman, antiga vice-administradora da NASA.

Fotogaleria
Conceição Calhau, cientista do metabolismo, dará o seu testemunho como cientista esta sexta-feira no Pavilhão do Conhecimento Rita Carmo
Fotogaleria
Conceição Calhau, cientista do metabolismo Rita Carmo
Fotogaleria
Maria Irene Ramalho, teórica da literatura, é uma das 109 cientista no novo livro Mulheres na Ciência Rodrigo Cabrita
Fotogaleria
A Barbie dedicada a Dava Newman DR
Fotogaleria
Dava Newman a apresentar o BioSuit no Pavilhão do Conhecimento DR

Ao todo, são 109 os pequenos testemunhos que compõem a nova edição do livro Mulheres na Ciência. Há químicas, físicas, biólogas, arqueólogas ou antropólogas e todas estas cientistas deixam uma declaração na primeira pessoa. Lançada esta sexta-feira – no Dia Internacional da Mulher – no Pavilhão do Conhecimento (em Lisboa), esta publicação é uma forma de homenagear as cientistas portuguesas a trabalhar em Portugal ou fora do país. No mesmo evento, que terá início às 11h, Dava Newman – antiga vice-administradora da NASA – fará uma palestra e será apresentada uma Barbie astronauta inspirada em si.

O nome da apresentação de Dava Newman para o público em geral e para duas escolas de Lisboa – que poderá ser vista por streaming através do Zita Martins – do Centro de Química-Física Molecular do Instituto Superior Técnico e que também tem uma Barbie inspirada em si – deixarão o seu testemunho.

Neste evento com entrada gratuita – da Amonet – Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas. O livro pode ser adquirido na loja do Pavilhão do Conhecimento por 25 euros.

Foto
BioSuit, fato desenvolvido por Dava Newman NASA

Depois de a Ciência Viva ter lançado em 2016 uma edição do livro com 137 investigadoras, seguem-se mais 109 testemunhos que também serão reproduzidos na versão digital num módulo expositivo já existente no Pavilhão do Conhecimento.

Tal como no livro de 2016, os retratos das cientistas são todos a preto e branco e foram feitos pelos fotógrafos Augusto Brázio, Gonçalo F. Santos, Rita Carmo e Rodrigo Cabrita. “Fotógrafos profissionais captaram-nas em ambientes que as retratam como cientistas sociais, como engenheiras, como bioquímicas, como geólogas, como mulheres de inesgotáveis áreas do saber”, escreveu Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva, no prefácio do livro.

“Reconhecemos em cada um desses rostos o mesmo olhar curioso e inspirador que faz desta comunidade científica no feminino, em Portugal ou no estrangeiro, um exemplo e um motivo de orgulho.” Afinal, como destacou a presidente da Ciência Viva, “Portugal está acima da média da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico] na percentagem de diplomadas as áreas científicas.” No relatório da OCDE Conceição Calhau – da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Lisboa – confessou que é apaixonada por números. “Não propriamente os da Matemática, mas os cálculos de risco/benefício, a associação directa ou inversa entre alimentação e estilos de vida, entre saúde e doença”, contou a cientista que estuda a forma como a alimentação, o ambiente e os estilos de vida podem ser modificados pelo humano. “Os segredos do metabolismo enchem de fascínio o meu dia-a-dia de investigação e ensino.”

Foto
Barbie astronauta dedicada a Dava Newman DR

“[Queremos] agradecer o trabalho que têm vindo a fazer, muitas delas em condições difíceis”, acrescentou à agência Lusa Rosalia Vargas. E terminou o prefácio do livro com uma ambição: “Com esta nova edição do livro Mulheres na Ciência, a Ciência Viva continua a dar a conhecer os rostos das cientistas portuguesas para que sigam inspirando as novas gerações na procura do conhecimento.”

Sugerir correcção
Comentar