Manchester City vai ser investigado pela UEFA por suspeitas de violar fair-play financeiro

A equipa inglesa onde joga o português Bernardo Silva vai ser alvo de investigação da UEFA por haver provas de suspeitas de injecção irregular de dinheiro no clube.

Foto
Reuters/MATTHEW CHILDS

A Câmara Adjudicatória do Comité de Controlo Financeiro de Clubes (CFCB) da UEFA anunciou esta quinta-feira ter aberto uma investigação ao campeão inglês, o Manchester City, por "alegadas violações do fair-play financeiro".

A câmara de investigação, independente do comité do organismo de cúpula do futebol europeu, decidiu "abrir uma investigação formal a potenciais violações das regras de fair-play financeiro".

A decisão surge na sequência da divulgação de correspondência do emblema inglês por "vários meios de comunicação social", sendo que a UEFA "não vai comentar o assunto enquanto a investigação estiver a decorrer".

O jornal alemão Der Spiegel publicou uma série de documentos que apontam para uma "injecção" de dinheiro no clube por parte do dono, Sheikh Mansour, acima do que é permitido pelas regras europeias, referindo-se ainda aos contratos de patrocínio do campeão inglês.

Se a UEFA verificar veracidade nas provas divulgadas pela publicação germânica, o presidente do controlo financeiro da UEFA, Yves Leterme, disse que o Manchester City arrisca ser punido com "castigo pesado", para além de ser excluído das competições europeias.

Acusações são falsas, respondeu o Manchester City

O clube de Manchester disse, num curto comunicado, que a investigação da UEFA é "bem-vinda" uma vez que considera falsas as acusações de que é alvo.

A CFCB salientou que as buscas permitirão "encerrar a especulação que resulta de um ataque informático ilegal" e da "publicação de emails do City fora do contexto".

Sugerir correcção
Comentar