Depressão Laura já provocou queda de árvores, inundações e falhas de energia

Distritos de Lisboa e Porto registaram um maior número de ocorrências nas últimas horas devido à chuva e vento fortes causadas pela depressão Laura.

Foto
André Rodrigues

Lisboa e Porto são os distritos mais afectados em Portugal Continental devido ao mau tempo causado pela depressão Laura. Entre a tarde de terça-feira e a manhã desta quarta-feira, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou mais de 200 ocorrências no país.

Na maioria dos casos, as forças de socorro estão a ser chamadas às ruas devido a quedas de árvores e de "elementos de construção em estruturas edificadas". Há registo de inundações e dificuldades de escoamento de água em vários pontos de esgotos, obrigando à limpeza de vias e "sinalização de perigo", descreve a ANPC.

A ANPC também está a operar na prevenção destes acontecimentos. No distrito de Évora, por exemplo, há registo na manhã desta quarta-feira de um "corte e remoção de elementos em perigo de queda". Por outro lado, no distrito de Castelo Branco, há também uma ocorrência devido a "inundação de estruturas e superfícies" devido à "precipitação intensa".

Outra situação de maior relevo para a ANPC aconteceu na freguesia de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, em Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra. Às 07h26 registaram "danos nas redes de fornecimento eléctrico".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva "por vezes forte e acompanhada de trovoada", vento forte e "agitação marítima forte na costa ocidental" em todos os distritos de Portugal continental, atribuindo aviso amarelo, excepto em Santarém.

Já os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão continuar em aviso laranja entre as 18h desta quarta-feira e as 3h de quinta-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 5,5 metros, podendo atingir 9 metros de altura máxima. Também a costa Norte da ilha da Madeira está sob aviso amarelo devido à agitação marítima até às 6h de quinta-feira.

Há também previsão de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para 1.200/1.400 metros a partir do meio da manhã, o que já forçou ao encerramento do acesso ao maciço central. Em declarações à agência Lusa, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco indicou que os troços entre Piornos/Torre e Torre/Lagoa Comprida estão interditos à circulação desde as 5h.

Sugerir correcção
Comentar