Um concerto dentro do seu carro

Já imaginou entrar no carro, ligar o sistema de som e sentir-se numa sala de concertos? Seja no trânsito urbano ou em viagem longas, o som pode revolucionar a sua experiência de condução.

Foto
D.R.

Todos os anos, o sector automóvel apresenta modelos com maior desempenho e acessórios que tornam a experiência de conduzir um carro cada vez mais completa. Uma das tendências no mercado é a crescente procura por um sistema de som que transporte a nossa imaginação para um espectáculo ao vivo. Quem não gosta de entrar no carro e, de repente, ser transportado para um concerto de uma das suas bandas favoritas? A verdade é que um aparelho sonoro de qualidade é fundamental durante engarrafamentos na cidade, viagens em auto-estradas ou, mesmo, em viagens curtas. O som tem a capacidade de nos ajudar a viver melhor e de forma mais equilibrada. É sinónimo de duetos improváveis, sorrisos inesperados e festas improvisadas. Para uns, o segredo para a boa disposição matinal e, para outros, aquela energia extra para sobreviver a uma semana cansativa.

No futuro, estima-se que os carros inteligentes emitam um som tão cristalino que se conseguirá ouvir o tilintar de uma agulha a cair no chão. No entanto, ainda são poucos os automóveis desenhados para oferecer uma experiência única e imersiva até para os melómanos. A Toyota é uma das marcas que dispõe de várias opções para customização do som e trabalha em parceria com a empresa de áudio JBL, do grupo Harman, para obter melhores resultados. O resultado é um sistema de áudio feito sob medida para a quinta (e nova) geração do RAV4 da marca. Uma tecnologia que simplificou o seu processo de desenvolvimento e deu aos designers mais tempo e espaço para criarem a melhor experiência sensorial, por dentro e por fora. Não adianta acrescentar vários componentes ao sistema de som se não forem compatíveis com o veículo e, na totalidade, se complementarem sem meias medidas. O resultado final confere ao novo RAV4 as qualidades exigidas para atrair clientes num mercado altamente competitivo.

Foto
D.R.

Assim nasceu um 100% híbrido e SUV que oferece uma qualidade de som digna de um concerto através da sua arquitectura de nove altifalantes. Possui uns recém-desenvolvidos tweeters (altifalantes de agudos) JBL, um novo e potente subwoofer (graves) e um amplificador com tecnologia de restauração de música Clari-Fi. Uma recente técnica da Harman que pretende melhorar a user experience de todos os condutores e levá-los numa verdadeira viagem musical recuperando a qualidade de som original depois de compressão de arquivos. O som é significativamente optimizado — independentemente da fonte — e está totalmente adaptado ao design do carro que foi desenvolvido para ser conduzido com prazer. Aliado ao estilo, segurança e capacidade, dispõe ainda de uma exclusiva motorização electrificada com a tecnologia híbrida Toyota para usufruir de todos os benefícios do motor eléctrico sem qualquer inconveniente. Com um funcionamento silencioso, pode ouvir a sua música com uma qualidade de som superior e ter viagens divertidas em família, com amigos ou até sozinho.  

No fundo, cada detalhe do Toyota RAV4 transmite uma nova experiência para quem o conduz. Com um vasto leque de inovação e tecnologia de segurança activa, este híbrido combina as verdadeiras características dos SUV com um sistema sonoro marcante. Na frente, apresenta uma posição de condução alta e uns bancos desenhados para transmitirem uma qualidade sensorial superior. O espírito pioneiro e personalidade forte também estão lá, com melhorados sistemas de tracção integral, para poder ser conduzido em qualquer estrada. Para o condutor, as novas tecnologias avançadas ajudam a prevenir acidentes e fornecem maior assistência (incluindo sistemas que introduzem um grau de condução autónoma). Já o seu interior espaçoso permite que viaje com o máximo de conforto e segurança incomparável. De preferência, enquanto é transportado para um concerto de uma das suas bandas favoritas que cause arrepios e ainda mereça uma salva de palmas.