Sul da Califórnia atingido por chuva rara de relâmpagos

Mais de dois mil e duzentos relâmpagos atingiram Santa Bárbara e Los Angeles, nos Estados Unidos, em menos de cinco horas. O fenómeno é pouco comum na Califórnia e mais característico da Florida.

Fotogaleria
Uma das imagens do fenómeno REUTERS/Departamento de Fogos do Condado de Santa Bárbara
Fotogaleria
REUTERS/Departamento de Fogos do Condado de Santa Bárbara

Foram mais de dois mil e duzentos em menos de cinco horas. O Sul da Califórnia, nos Estados Unidos da América, foi esta terça-feira atingido por um número recorde de relâmpagos num curto espaço de tempo — um fenómeno que não é comum para aquele estado. 

A chuva de relâmpagos aconteceu entre Santa Bárbara a Los Angeles, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, que alertou os moradores para a necessidade de tomarem algumas precauções enquanto observavam o fenómeno fora de portas, e avisou para a possibilidade de ocorrerem incêndios. 

Este tipo de fenómeno é mais comum no estado da Florida, na outra costa norte-americana, que é conhecido como a capital dos relâmpagos naquele país. O Serviço Nacional de Meteorologia explicou que este foi o resultado de um "rio atmosférico", um fenómeno que é caracterizado pelo transporte de uma grande quantidade de vapor de água ao longo de um corredor longo e estreito na atmosfera, e que gera tempestades com forte precipitação e consequentes cheias na costa oeste dos EUA.

Segundo a televisão Fox News, o fenómeno deixou o principal aeroporto de Los Angeles sem energia eléctrica e um avião foi forçado a aterrar de emergência depois de ser atingido por um relâmpago. Ao longo das cinco horas, inúmeros utilizadores do Twitter foram partilhando imagens do evento

O fenómeno pouco visto por aquelas bandas é só mais um que caracteriza um Inverno atípico na Califórnia. Em Janeiro, por exemplo, caiu neve no Sul da Califórnia, região caracterizada pelas altas temperaturas mesmo durante o Inverno.

Para esta quarta-feira, pico da tempestade, o The Weather Channel, canal meteorológico dos Estados Unidos, diz que o estado deverá ser atingido por chuva e neve. As autoridades avisaram os residentes para possíveis inundações em algumas parte da região, principalmente nas zonas que foram atingidas pelos incêndios florestais de 2018. Segundo a mesma fonte, algumas famílias cujas residências ficam em zonas de maior perigo também já foram retiradas.

Sugerir correcção
Comentar