Roger Federer chega aos 100

Suíço, de 37 anos, derrotou Stefanos Tsitsipas na final, em dois sets.

Foto
LUSA/ALI HAIDER

Jimmy Connors já não está só. O norte-americano passou a ter companhia naquele a que ele próprio chamou de “clube dos três dígitos” em torneios conquistados, e era composto por um único membro: com a vitória na final do Dubai Duty Free Tennis Championship, Roger Federer passou a deter 100 títulos do circuito principal – menos nove que Connors. O suíço ganha assim o estatuto de “centenário”, 18 anos depois do seu primeiro título, em Milão. O torneio já não existe, o piso em que se jogou já não é utilizado e todos os restantes tenistas que compunham o quadro desse torneio italiano já se retiraram.

“Tem sido uma viagem fantástica, tenho adorado todos os minutos. Tem sido duro, mas o sacrifício tem valido muito, muito a pena e vamos ver quanto mais ainda tenho para dar. Se alcanço marcos como este pelo caminho é maravilhoso, mas não estou aqui para estilhaçar todos os recordes. O que Jimmy fez foi um feito incrível e ele deve estar orgulhoso disso. Eu estou orgulhoso por outras coisas que fiz”, afirmou Federer, após erguer o enorme troféu pela oitava vez.

No derradeiro encontro, o suíço - que chegou ao Dubai no sétimo posto do ranking mundial - derrotou, com um duplo 6-4, Stefanos Tsitsipas (11.º), que o tinha eliminado nos oitavos-de-final do Open da Austrália. Apesar da derrota, o grego de 20 anos vai estrear-se no top 10 na próxima semana.

“Para ser honesto, não vim aqui à espera de ganhar, pois não competia desde a Austrália. Estou muito contente pela forma como o meu jogo progrediu e por ter jogado bem na final”, admitiu Federer, que, com os 500 pontos angariados, assegurou o regresso ao top 5. E também garantiu que no próximo ano voltará ao Dubai para defender o título.

Para a história, ficam alguns números curiosos sobre estes 100 títulos: 20 foram conquistados em torneios do Grand Slam; 27 na categoria Masters 1000; 69 em piso duro; 36 antes da criação do twitter; 33 após completar 30 anos.

Sugerir correcção
Comentar