Festas para celebrar o Carnaval até cair a máscara

Propostas para a diversão, mais tradicional ou com um twist, sempre a piscar o olho à imaginação.

Foto
Memórias dos carnavais de Torres Vedras Dário Cruz

LISBOA
Para “uma experiência única e irrepetível” com “diversão e entretenimento desinibido”, aterra na FIL o Sambowdromo do Brasil. A festa-rave com o selo Elrow já passou por cidades como Barcelona, Ibiza, Shanghai ou Nova Iorque, e chega à capital portuguesa a 2 de Março, com Claptone, Matador, Djeff, Marc Maya e Mario Biani como anfitriões.

PORTO 
Um dos pontos altos é o desfile na Baixa, dos Aliados até à Ribeira, no sábado: são as Matrafonas & Companhia, com muita batucada, a partir das 15h. Mas há mais, como a Festa Intergaláctica no Bom Sucesso, com o mercado a acolher visitantes mascarados sob a temática dos ET e robôs durante todo o dia e uma festa às 22h, na segunda-feira, com música dos anos de 1980. 

OEIRAS
Aqui, a brincadeira muda de figura. Há encontro marcado no Palácio do Marquês de Pombal para um Baile de Máscaras nos jardins. A viagem ao século XVIII decorre de 1 a 3 de Março e, além da recriação coreográfica da época (orientada pela Academia de Dança Antiga de Lisboa), tem oficinas, teatro, marionetas, um salão de chá e fogo-de-artifício.

TORRES VEDRAS
Fiel às tradições continua o Carnaval de Torres Vedras. Em terra conhecida pelos vinhos, pastéis de feijão e praias, o grande embaixador continua a ser o programa de celebração do Entrudo que, todos os anos, traz milhares de foliões à cidade da Região Oeste. Este ano sob o signo Made in Portugal, há corsos, carros alegóricos, matrafonas, zés-pereira e cabeçudos a animar as ruas entre 1 e 6 de Março.

SESIMBRA
Samba na marginal, cegadas na fortaleza, cavalhadas nas ruas, corso de palhaços e o tradicional Enterro do Bacalhau. Sesimbra não falta à chamada e entra no corrupio de mascarados com um programa que tanto passeia pelas raízes da vila de pescadores como pelo samba e axé de outras paragens. De 24 de Fevereiro a 6 de Março.

Foto
Paulo Pimenta

SINES
Um dos grandes Carnavais do país homenageia este ano a figura do pescador, por entre desfiles e uma noite de festa no centro histórico. Em cartaz: quatro escolas de samba, 17 carros alegóricos, 30 grupos alegóricos, foliões, gigantones, cabeçudos e matrafonas. Com bailes de sábado a terça, o corso carnavalesco sai às ruas no domingo e terça-feira às 15h30, na segunda às 21h00 com muito samba, incluindo a escola de Sines. Promete-se diversão e muita sátira (da política a Cristiano Ronaldo ou Guerra dos Tronos...). 

CASTRO VERDE
Em Castro Verde, manda a tradição que se dance em Entradas pelo Entrudo. Durante três dias (1 a 3 de Março), o festival Entrudanças põe toda a família a mexer ao som de ritmos mais ou menos tradicionais. No horizonte está sempre a cultura alentejana. Este ano, numa homenagem à luz e à história da região, evoca-se a lucerna, candeia feita de barro iluminada pelo azeite.

Foto
Manuel Roberto

LOULÉ
Com um currículo secular e a fama de ser o mais antigo corso do país, o Carnaval de Loulé tem a sátira política e social no seu ADN. De 3 a 5 de Março, com o tema O Circo Selfie, a crítica sai para as ruas artilhada com carros alegóricos, escolas de samba, gigantones e cabeçudos. Mas nem tudo é brincadeira: a sustentabilidade e a redução do uso de plástico descartável também desfilam no sambódromo louletano.

MEALHADA 
Por aqui, continua a apostar-se à grande e à portuguesa (e à brasileira) no Carnaval. No sábado, marcham as escolas de samba e todas as noites há festa. No centro da cidade, há Noites na Tenda, com entrada livre e, no domingo e terça-feira há corso carnavalesco.

Foto
Nelson Garrido

ESTARREJA
A cidade puxa dos galões e monta um Sítio do Carnaval no Parque Municipal do Antuã. Os festejos começam a 22 de Fevereiro com um espectáculo da orquestra comunitária Toc’Acordar, ensaios de escolas de samba e, no dia 24, um desfile com 1650 crianças. Até 5 de Março, a folia anda no ar com Marchas Luminosas, trios eléctricos, jogos tradicionais, bailes, concertos e, claro, os Grandes Corsos (dias 3 e 5).

OVAR
Bailaricos, música popular, DJ, escolas de samba, corsos, noites mágicas e até desfiles caninos. O Carnaval de Ovar continua a ser uma das principais imagens de marca da cidade aveirense, atraindo foliões de todo o país. O ponto alto do programa de animação, que teve início a 9 de Fevereiro, acontece entre 1 e 5 de Março.

BRAGANÇA
Aqui, há centenas de caretos à solta, para dançar e assustar as raparigas solteiras. O Carnaval dos Caretos vem com mascarados ao serviço das tradições do mundo rural. Na bagagem trazem o património cultural e histórico da região transmontana e o carimbo de ancestral e autêntico. Chegam à cidade a 2 de Março, de mãos dadas com o Festival do Butelo e das Casulas, para um Assalto ao Fumeiro e um desfile pelo centro histórico, pondo também o pé na habitual Queima do Diabo e na recriação secular da Morte, Diabo e Censura (dia 6).

MACEDO DE CAVALEIROS
Podence abre-se ao Entrudo Chocalheiro (de 2 a 5). O Carnaval que diz ser “o mais genuíno de Portugal” vem de fato completo: há caretos, desfiles de marafonas, concertos, bailes, passeios pedestres, exposições, mostra e venda de produtos regionais. Juntam-se a Ronda das Tabernas, o Festival do Grelo e momentos como a Queimada ou o Pregão Casamenteiro. 

Sugerir correcção
Comentar