Altice com "menos de um milhar" de saídas voluntárias

Programa de saídas voluntárias lançado pela empresa junto dos seus trabalhadores resultou em "cerca de dois milhares de candidaturas". Presidente executivo da empresa diz que menos de metade destas será aceite.

Foto
Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Nuno Ferreira Santos

O presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, disse que o programa de saídas voluntárias Pessoa reuniu "cerca de dois milhares de candidaturas" e a empresa irá dar parecer favorável a "menos de um milhar".

Em 16 de Janeiro, a dona da Meo lançou o programa de saídas voluntárias Pessoa, dirigido aos trabalhadores com mais de 50 anos que pretendessem candidatar-se à pré-reforma ou suspensão do contrato de trabalho. O prazo de adesão terminou em 4 de Fevereiro. Em entrevista à Lusa, Alexandre Fonseca faz um balanço "bastante positivo", considerando que "terá sido quase unânime em termos das vantagens e a oportunidade deste programa", apontando que o mesmo "foi saudado pelas próprias estruturas representativas dos trabalhadores, pelos sindicatos" e pela Comissão de Trabalhadores, com quem a empresa falou "previamente".

Por isso, "desde o início a expectativa era grande porque o programa foi muito bem recebido", salientou, apontando que foram recebidos "cerca de dois milhares de candidaturas", em linha com o que estava previsto com a análise da dona da Meo.

O departamento de recursos humanos está a ultimar o processo e "quando estiverem concluídas vamos estar a falar no universo de um bocadinho menos de um milhar de pessoas que irão ter uma resposta favorável à sua candidatura", ou seja, que terão "luz verde" da empresa para passarem para uma situação de suspensão do contrato de trabalho ou pré-reforma.

"Infelizmente, não podemos aceitar todos os casos e mesmo alguns que são casos complexos e que reconhecemos que são complexos. Mas têm que se "priorizar" e temos que perceber que a companhia tem de continuar a trabalhar. Portanto, a análise desses casos excepcionais ainda está a decorrer", prosseguiu, salientando que tal deverá estar concluído dentro de "uma semana e pouco".

A Altice Portugal tem actualmente cerca de 8.500 colaboradores. A este programa puderam candidatar-se os trabalhadores da empresa, os que tinham tido dispensa de assiduidade (que estavam em casa e regressaram no início deste ano) e os que tinham sido transferidos para outras empresas, no âmbito da designação de transferência de estabelecimento.

Sugerir correcção
Comentar