Em 2019, as Festas de Lisboa dão 2000 euros às sardinhas amigas do ambiente

Candidaturas à nona edição do Concurso Sardinhas Festas de Lisboa podem ser enviadas até 27 de Março. As cinco melhores sardinhas recebem 2000 euros— e este ano também há uma competição (e um prémio) para as escolas.

Foto

Já estão abertas as candidaturas à nona edição do Concurso Sardinhas Festas de Lisboa, promovido pela EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural. A competição, que decorre até às 18h de 27 de Março, tem este ano o lema 100% Sardinha, em "tons verdes" e "amiga do ambiente", e sugere os temas "Abaixo o carbono, viva o Ómega 3", "Baixo Consumo, Brilho Natural" e "Pegada Zero, Flutuação Máxima".

As candidaturas podem ser apresentadas de forma individual ou colectiva, podendo cada autor apresentar um máximo de três propostas de sardinhas, "inéditas e originais". Os trabalhos podem ser realizados com técnicas manuais ou digitais, devendo ser submetidos no formulário criado para o efeito. As cinco melhores sardinhas escolhidas por um júri a designar pela EGEAC recebem 2000 euros. O público vai ainda eleger mais cinco menções honrosas através de uma votação nas redes sociais, às quais será atribuído um prémio não pecuniário. 

Em paralelo, a EGEAC promove também o concurso Turma da Sardinha, dirigido à comunidade escolar do ensino básico de todo o país, cujas propostas podem ser enviadas até às 18h de 30 de Abril

"Ao longo dos anos fomos percebendo que, apesar da participação regular das escolas, poucas ou nenhumas ganharam prémios, dados os milhares de sardinhas que recebemos anualmente de todo o mundo. Garantir a atribuição de um prémio para as escolas é uma forma de democratizar ainda mais este concurso, criando um patamar de competição mais equitativo para o público-alvo escolar", afirmou a presidente da EGEAC, Joana Gomes Cardoso, numa nota. 

A responsável destacou ainda que o concurso tem "vindo a reforçar uma mensagem de sensibilização para as questões ambientais e da sustentabilidade", pelo que a participação das escolas pode estimular a criatividade e contribuir para formar os valores sociais e cívicos dos seus alunos.

A escola vencedora da Turma da Sardinha também receberá um prémio no valor de 2000 euros e a sua proposta será incluída na campanha de comunicação das Festas de Lisboa'19, juntando-se às restantes vencedoras. Todos os distinguidos serão anunciados até 31 de Maio. O regulamento completo pode ser consultado aqui.

Sugerir correcção
Comentar