Restaurant Week volta a servir menus a 20 euros nos "melhores restaurantes" do país

A "semana" gastronómica serve-se a todos os comensais de 7 a 17 de Março. É uma nova versão nacional com "mais de cem restaurantes". Nos restaurantes de luxo o menu especial custa 40 euros.

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O Eleven é uma das estrelas da iniciativa e um dos que tem menus especiais a 40 euros. Ricardo Silva
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Zambeze, Lisboa José Fernandes
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Aura, Lisboa Daniel Rocha
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Portucale, Porto
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Mário Luso, Porto Paulo Pimenta

É dito o "maior evento gastronómico de Portugal" e regressa para nova edição, em ambiente pré-primaveril, em Março. A Restaurant Week, que começou por versões locais nas duas principais cidades, tem também edições alargadas a todo o país desde 2013 e, desta feita, o seu mapa inclui 17 cidades e vilas, entre as quais Lisboa, Porto, Sintra, Cascais, Évora, Beja, Faro, Aveiro, Leiria, Guarda ou Funchal.

A receita é sempre a mesma: menus especiais (entrada, prato, sobremesa), criados pelos chefs de alguns dos "melhores restaurantes" de Portugal, por 20 euros em grande parte deles, ou por 40 euros em algumas casas de topo (na lista, para já, surgia o Eleven, por Joachim Koerper, ou o Largo do Paço, por Tiago Bonito, dois exemplos Michelin). Também presente continua o detalhe solidário, já que um euro dos 20 reverte sempre para uma "instituição de responsabilidade social" - desta vez, para a Fundação Osório de Castro e Crescer Ser.

Organizada pelo site de reservas TheFork (há já cinco edições), conta com mais de uma centena de restaurantes aderentes, destacando-se a lista de Grandes Chefs - que ainda não estava actualizada para todo o país.

Além dos Michelin referidos, integrarão esta semana de onze dias em Lisboa o Atlântico (pelos chefs Justa Nobre e Miguel Laffan), Akla (Eddy Melo), Adlib (Daniel Schlaipfer) e Bica do Sapato (Henrique Mouro), além de casas como o Pap'Açorda, Bastardo, Café Luso ou Insólito; perto, em Sintra, o Mercatto do Penha Longa ou o restaurante do histórico hotel Lawrence's.

No Porto, a escolha vai do Palatium ao Portucale, passando pel' O Comercial do Palácio da Bolsa, Terra Nova ou LSD e Torreão ou, já em Gaia, o Mário Luso ou o Blini.

A iniciativa, que quer "dinamizar" os restaurantes enquanto vai "promovendo o turismo gastronómico interno", está, inicialmente, aberta ao clientes do patrocinador (o banco Millenium BCP), que têm direito a uma semana exclusiva pré-festival, de 28 de Fevereiro a 6 de Março.

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