Mais telemóveis e seringas apreendidas em Paços de Ferreira

Busca decorreu na madrugada desta terça-feira sem qualquer incidente com os reclusos e é a segunda em pouco mais de uma semana.

Foto
Duas buscas em menos de duas semanas e mais apreensões paulo pimenta

Dezenas de elementos da Guarda Prisional apreenderam no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira 18 telemóveis e seis seringas, no âmbito de uma busca concluída na madrugada desta terça-feira, segundo fonte oficial.

Em comunicado, a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais revelou que a operação foi iniciada na segunda-feira, após o encerramento geral, com “uma busca selectiva a diversos espaços celulares do estabelecimento”. Da busca, acrescenta o comunicado, resultou a “apreensão de 18 telemóveis, seis seringas, dois gramas de uma substância que se presume ser estupefaciente, um recipiente com fruta fermentada, uma arma branca de fabrico artesanal e alguns produtos alimentares cuja posse não é permitida nas celas”.

Foram ainda apreendidos “alguns equipamentos eléctricos autorizados (como televisores e PlayStation) mas que apresentavam quebra dos selos de segurança”. No passado dia 15, a Guarda Prisional já tinha apreendido naquele estabelecimento prisional telemóveis, drogas e outros artigos numa megaoperação, envolvendo mais de 100 operacionais.

Segundo o comunicado, a busca que terminou na madrugada desta terça-feira decorreu “sem que se tivesse verificado qualquer tipo de incidentes e os reclusos em cuja posse foram apanhados os objectos e bens ilícitos serão alvo do procedimento disciplinar e ou criminal previstos na lei”. Assinala-se ainda que a operação ocorreu no âmbito do “trabalho de prevenção e combate à entrada e circulação de produtos e bens ilícitos em contexto prisional”, envolvendo “cerca de 50 elementos do corpo da guarda prisional do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, dois esquadrões do Grupo de Intervenção e Segurança Prisional (GISP) e diversos binómios dos dois grupos cinotécnicos”.

Aquela cadeia tem sido notícia desde 9 de Fevereiro, quando um grupo de reclusos organizou uma festa e transmitiu-a em directo para o exterior, através do telemóvel. Após a primeira busca realizada no dia 15, a directora, Maria Fernanda Barbosa, pediu a sua demissão ao director-geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários