Ser Voluntário... nos Amigos Improváveis

Queres fazer voluntariado mas não sabes por onde como começar? A rubrica Ser Voluntário dá uma ajuda.

Foto
DR

Segundo o Inquérito Piloto ao Trabalho Voluntário, realizado em 2012, cerca de 12% da população residente com 15 ou mais anos tinha feito nesse ano voluntariado ou participado em acções de voluntariado. Um número, contudo, abaixo da média da União Europeia, que se situava nos 24%. Cada vez mais pessoas querem começar a realizar voluntariado regularmente, mas a questão muitas vezes colocada é: Por onde começar? Nós damos uma ajudinha.

Área geográfica: Lisboa e Oeiras
Tema: Combate à solidão e isolamento junto de pessoas idosas.

A associação Amigos Improváveis nasceu há cinco anos, com o objectivo de combater a solidão dos idosos através do voluntariado de jovens universitários. A associação acredita na criação de boas relações de vizinhança e na aproximação de gerações, através de amizades, à partida, “improváveis”, como uma forma de promover um acompanhamento regular junto de pessoas idosas que se encontram em situação de isolamento.

Quando falamos em isolamento de idosos, pensamos logo em meios rurais e casos de idosos que vivem em zonas com poucos habitantes. No entanto, ainda que muitos vivam nos distritos mais despovoados do país, muitos estão também nas cidades. Pessoas que com muita dificuldade vão permanecendo nas casas e bairros onde sempre moraram. Muitos deles sozinhos e com mobilidade reduzida, mas que insistem em ficar, em prédios rodeados de gente, mas sozinhos. É esta a realidade que os jovens da associação Amigos Improváveis tentam combater.

Qual o impacto da associação?
Actualmente a associação conta com 150 voluntários e acompanha regularmente 50 idosos.

Como podes ajudar?
A associação Amigos Improváveis procura voluntários que possam, em família ou em grupo (podes inscrever-te sozinho e serás alocado a um grupo), fazer o acompanhamento de pessoas com mais de 65 anos, através de visitas domiciliárias, fazendo-lhes companhia em casa ou em passeios.

Os interessados podem inscrever-se online e após o preenchimento do formulário serão entrevistados pelo responsável da zona em que se inscrevam, seguida de uma acção de formação obrigatória. Ao inscreverem-se, os voluntários devem estar disponíveis para um compromisso de pelo menos um ano.

Quando precisam de ti?

  • Disponibilidade semanal
  • ​Compromisso mínimo de um ano

Qual o impacto da associação?
Actualmente, a associação conta com 150 voluntários e acompanha regularmente 50 idosos.

Sugerir correcção
Comentar