Confiança empresarial na Alemanha desce para mínimos de 2014 em Fevereiro

O índice de confiante empresarial está a regredir nos vários sectores económicos germânicos nos últimos meses.

Foto
EPA/RONALD WITTEK

A confiança empresarial na Alemanha em Fevereiro desceu até um mínimo desde Dezembro de 2014 devido à crescente preocupação das empresas alemãs com a debilidade da economia.

O Instituto de Investigação Económica alemão (IFO) informou esta sexta-feira que o índice de confiança empresarial no conjunto da Alemanha piorou em Fevereiro, ao cair para 98,5 pontos, o nível mais desde Dezembro de 2014 e contra 99,3 pontos em Janeiro.

As empresas estão mais pessimistas em relação à situação actual e à dos próximos seis meses.

"Estes resultados e outros indicadores apontam para um crescimento económico no primeiro trimestre de 0,2%. A conjuntura alemã continua a ser fraca", afirmou o presidente do instituto IFO, Clemens Fuest.

No sector industrial a confiança empresarial baixou de novo pelo sexto mês consecutivo devido, principalmente, à descida da confiança empresarial e ao aumento do pessimismo face aos próximos seis meses.

No sector dos serviços, a confiança empresarial piorou significativamente, enquanto no sector comercial aumentou um pouco porque as perspectivas para os próximos seis meses foram menos pessimistas.

A confiança empresarial melhorou no comércio a retalho, mas piorou no comércio por grosso.

No sector da construção a confiança voltou a piorar em Fevereiro.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários