Um acessível Dínamo Zagreb, mas com qualidades para o Benfica ter em conta

Os "encarnados" deslocam-se à Croácia a 7 de Março (17h55) e recebem o Dínamo Zagreb a 14 de Março (20h00) para os oitavos-de-final da Liga Europa.

Foto
dr

O Benfica vai encontrar o Dínamo Zagreb, equipa croata, nos oitavos-de-final da Liga Europa. O sorteio decorreu na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça, esta sexta-feira.

Os encontros desta fase realizam-se nos dias 7 e 14 de Março. Os "encarnados" jogam a primeira mão na capital da Croácia e o segundo jogo no Estádio da Luz. Depois da eliminação do Sporting frente ao Villarreal, as "águias" são a única equipa portuguesa presente na competição.

Este Dínamo de Zagreb nunca marcou golos ao Benfica em provas europeias. Na última ocasião que veio a Portugal, na época 2012/13 perdeu contra o FC Porto para a fase de grupos da Liga dos Campeões por 0-2 e 3-0.

Nos 16 avos-de-final da Liga Europa, os "encarnados" deixaram para trás os turcos do Galatasaray, vencendo a primeira mão por 2-1 e empatando 0-0 na Luz, na quinta-feira, carimbando o passaporte para esta ronda da competição.

A final da Liga Europa está marcada para 29 de Maio, no Estádio Olímpico de Baku, no Azerbaijão.

Dínamo Zagreb a dominar a Croácia há mais de uma década

Os “encarnados” terão pelo caminho um adversário que chega a pulso a palcos europeus por ser incontestavelmente o clube mais forte da Croácia.

Situado na capital Zagreb, o Dínamo é o campeão em título, está na liderança isolada do campeonato, a 14 pontos à frente do segundo lugar, e com apenas uma derrota nas competições internas.

A conquista da 20.ª liga para o clube está próxima depois de ter vencido quase todas as edições do campeonato nos últimos 14 anos – o Rijeka venceu em 2016/17. A formação do clube é uma referência, como demonstra a venda de jogadores como o actual melhor do mundo Luka Modric, os defesas centrais Dejan Lovren (ex-Liverpool) e Vedran Corluka (ex-Tottenham), bem como o avançado da Juventus e ex-Bayern Mario Manduzkic ou Tomo Sokota.

A competição na Croácia não leva o melhor clube mais longe. O Dínamo Zagreb está na Liga Europa depois de ter falhado o acesso à Liga dos Campeões pelo play-off de acesso frente aos suíços do Young Boys, em Agosto de 2018. Relegado para a fase de grupos desta competição, o Dínamo liderou o grupo D com 14 pontos, sem perder uma partida. Nos 16 avos-de-final perdeu a 1.ª mão frente ao Viktoria Plzen, na República Checa, mas deu a volta à eliminatória com uma vitória caseira por 3-0.

Apesar do bom desempenho desta equipa, o Benfica está perante um dos adversários mais apetecíveis para estes oitavos-de-final. De resto, poderá ser um adversário mais simpático que o Galatasaray. Porém, há que atentar à veia goleadora do sérvio Kommen Andric (melhor marcador do campeonato com dez golos) e do extremo esquerdo croata Mislav Orsic (11 golos em todas as competições). O jovem espanhol de 20 anos Dani Olmo, formado no Barcelona, é um nome em alta no meio-campo. O rendimento desta equipa de Zagreb é também de se ter em conta: 76 golos marcados e 21 sofridos até ao momento.

O ex-futebolista croata Nenad Bjelica está na primeira época ao comando técnico do Dínamo Zagreb depois de experiências em divisões secundárias na Áustria e Itália - e de uma passagem pelo primodivisionário Lech Poznan, da Polónia. Tem em mãos um plantel relativamente jovem, com alguns jogadores experientes, e aposta preferencialmente num sistema de 4-1-4-1.

Para esta fase haverá certamente lugar para emoção, golos e equilíbrio com embates de gala entre Nápoles e o Salzburgo (semifinalista da última edição da Liga Europa) e Eintracht Frankfurt (que eliminou o Shakthar Donetsk de Paulo Fonseca) com o Inter de Milão. Outros do favoritos, como Chelsea e Sevilha, terão, à partida, a missão mais facilitada.

Encontros dos oitavos-de-final

Chelsea (ING) - Dínamo Kiev (UCR)
Eintracht Frankfurt (ALE) - Inter de Milão (ITA)
Dínamo Zagreb (CRO) - Benfica (POR)
Nápoles (ITA) - Salzburgo (AUT)
Valência (ESP) - Krasnodar (RUS)
Sevilha (ESP) - Slavia de Praga (CHE)
Arsenal (ING) - Rennes (FRA)
Zenit (RUS) - Villarreal (ESP)

Sugerir correcção
Comentar