FIFA proíbe Chelsea de inscrever jogadores

Documentos revelados pelo Football Leaks mostraram irregularidades na contratação de menores. Para além da sanção válida nas próximas duas janelas de mercado, londrinos recebem ainda coima de 528 mil euros.

Foto
Punição já tinha sido aplicada a clubes como Barcelona, Real Madrid e Atlético EPA/ANDY RAIN

A FIFA impediu o Chelsea de contratar novos jogadores nas próximas duas janelas de transferência por ter cometido irregularidades na contratação de jogadores menores para a sua academia. Para além da sanção, os londrinos recebem uma multa de 528 mil euros. Também a Associação de Futebol Inglesa (FA, na sigla inglesa) foi punida pela FIFA, estando obrigada a pagar aproximadamente 447 mil euros. A sanção não se irá aplicar à equipa de futebol feminina dos "blues". 

A decisão da entidade que tutela o futebol mundial surge depois de vários documentos revelados pelo site Football Leaks, em Novembro de 2018, terem mostrado que os "blues" recrutaram jogadores menores de idade por um período temporal superior ao permitido por lei. De acordo com os estatutos, um menor de idade apenas pode assinar um contrato válido por três anos.

Também de acordo com os regulamentos, um menor internacional apenas se pode juntar a um clube se os progenitores se mudarem para o país onde a equipa se encontre sediada. Os pais do atleta terão ainda de provar que essa mudança não teve o futebol como motivo principal. A FIFA implementou estas regras para evitar o tráfico de seres humanos e a exploração infantil.

Traoré, internacional do Burkina Faso e actual jogador do Lyon, chegou ao Chelsea em 2013 e assinou contrato profissional com o clube inglês. Esse vínculo, porém, não foi registado na FA até Janeiro de 2014, com o jovem a fazer jogos pelos londrinos sem estar devidamente registado na Associação de Futebol Inglesa. O Chelsea admitiu, também, ter oferecido 177 mil euros à mãe do jogador, bem como uma doação de 14 mil euros ao clube que esta presidia no Burkina Faso, de modo a assegurar a contratação.

Foto
Jogador chegou ao Chelsea em 2013, mas só foi registado no ano seguinte EMMANUEL FOUDROT / REUTERS

O Chelsea junta-se à lista de clubes europeus castigados por irregularidades na contratação de jogadores. Barcelona, em 2014, Real Madrid e Atlético, em 2016, também já foram impedidos de transferir 

Sugerir correcção
Comentar