IAAF autoriza mais 21 atletas russos a competirem sob bandeira neutra

As cores da bandeira da Rússia não poderão ser ostentadas pelos 63 atletas russos que já poderão competir após o escandâlo de doping que envolveu desportistas daquele país.

Foto
Yelena Sokolova poderá competir mas sem bandeira da Rússia REUTERS/Giampiero Sposito

A Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) autorizou 21 atletas russos, entre eles Yelena Sokolova, medalha de prata no salto em comprimento em Londres 2012, a participarem em competições de atletismo sob bandeira neutra.

Os 21 atletas esta quinta-feira autorizados, juntam-se a outros 42 que em Janeiro passado receberam permissão para participar em competições internacionais de atletismo.

A Rússia foi banida das competições internacionais em finais de 2015, depois de ter sido descoberto um vasto esquema de doping institucionalizado.

Para competirem sob bandeira neutra os atletas tiveram de mostrar que estão "limpos" e fornecer todo o seu histórico em matéria de controlos antidoping à IAAF.

A bandeira russa está ausente das competições internacionais desde 2015, incluindo nos Jogos Olímpicos Rio 2016, e não deve regressar a tempo dos Campeonatos da Europa de pista coberta, agendados para Março de 2019, em Glasgow, na Escócia.

Em Agosto, no Campeonato Europeu em Berlim, 72 atletas russos puderam participar também sob bandeira neutra.

Sugerir correcção
Comentar