Violência doméstica: os 15 casos que estão a manchar 2019

Desde o início de Janeiro, foram assassinados 15 mulheres, uma criança de dois anos e um homem. A maioria perdeu a vida em casa, de forma violenta, por companheiros, ex-companheiros e familiares.

Foto
LUSA/RICARDO CSATELO

Não há dados oficiais. As contas do PÚBLICO são feitas com base nas notícias publicadas ao longo do ano.

29 de Maio

Sónia Leite, uma mulher com 36 anos, foi atingida a tiro na pastelaria Delícias D'Avó, localizada em São Genes, Freixo de Cima, no concelho de Amarante. Outro homem, que seria o seu actual companheiro, também foi morto. O suspeito, com quem a vítima teria mantido uma relação, fugiu do local.

2 de Maio

Sónia Ribeiro, uma mulher de 37 anos, foi morta na manhã de 2 de Maio, em Vila Real de Santo António, distrito de Faro. O crime ocorreu cerca das 12h30 na casa da vítima e o suspeito, que se colocou em fuga, acabou por ser detido pouco depois pela GNR em Monte Gordo, no concelho de Vila Real de Santo António, no Algarve.

30 de Abril

Bárbara Cid tinha cerca de 40 anos. Foi morta a tiro no parque de estacionamento do banco Millennium, no Taguspark, em Oeiras. A mulher era trabalhadora daquele banco e o alegado homicida, que tentou suicidar-se, era seu colega de trabalho. O marido da vítima também trabalhava no mesmo local.

6 de Abril

Foi a filha de Heila Lopes que a encontrou sem vida, na banheira de sua casa, em Torres Vedras. O autor do crime foi o antigo companheiro da mulher, conhecido como Zé das Cabras. Na altura, o Jornal de Notícias escrevia que o pastor de 54 anos já tinha ameaçado a mulher. Acabou por consumar o homicídio que, tudo indica, terá sido um estrangulamento.

6 de Março

Ana Paula, 39 anos, foi morta pelo marido em Vieira do Minho, distrito de Braga. O homem, com cerca de 40 anos, entregou-se às autoridades durante a noite e a GNR  foi peremptória: trata-se de “um quadro de violência doméstica”, como descreveu à Lusa.

O casal, que tem dois filhos, esteve emigrado em Londres e voltaram a Vieira do Minho há cerca de um ano, conta o Diário do Minho. Exploravam um restaurante, situado no rés-do-chão da casa onde viviam. Ao Diário de Notícias, fonte da associação de bombeiros de Vieira do Minho contou que havia um historial de “desentendimentos” entre o casal, mas fonte da GNR disse à Lusa que não tinha registos do historial do casal. 

18 Fevereiro

Um homem, de 62 anos, matou a ex-mulher, desferindo-lhe um ou mais tiros de caçadeira, no parque de estacionamento, à saída da dancetaria São Martinho, na Golegã, Santarém. O suspeito terá aguardado algum tempo, com discrição, pela vítima. Ao ver a ex-mulher, de 53 anos, residente na Chamusca, sair acompanhada, fez pelo menos dois disparos de caçadeira, atingindo-a nas costas.

A mulher de 53 anos já tinha feito queixa do seu agressor à GNR pelo menos uma vez, no ano passado. Mas a Justiça não actuou a tempo de salvar esta vítima.

4 de Fevereiro

Helena C., 60 anos, foi encontrada morta no interior da sua residência, em Cruz de Pau, no Seixal. O homicídio foi cometido pelo genro que fugiu com a filha, de dois anos, encontrada morta no dia seguinte em frente à Escola Básica e Secundária João de Barros, em Corroios, Seixal.

De acordo com informações apuradas pelo PÚBLICO, o suspeito terá contactado a ex-mulher por telefone a dar conta da morte da criança e, durante a chamada, terá também feito ameaças. No dia da morte da criança estava marcada, no Tribunal de Família e Menores do Seixal, uma sessão destinada a regular as responsabilidades parentais sobre a criança.

31 de Janeiro

O corpo de uma jovem de 25 anos foi encontrado em casa, em Moimenta da Beira, na manhã do dia 31 de Janeiro. A mulher, mãe de dois filhos com dois e cinco anos, terá tido uma discussão com o ex-namorado, de 26 anos, que a atacou com uma faca, deixando-lhe ferimentos profundos no pescoço e no peito. O homicida foi detido e terá confessado o crime.

27 de Janeiro

Já passava das 23h30 daquele domingo quando o corpo de uma mulher brasileira, de 48 anos, com sinais de agressões violentas foi encontrado, sem vida, na casa onde morava, em Santarém. O alerta para as autoridades foi dado por um vizinho, acordado com pancadas na porta por um homem que disse ter encontrado a vítima já sem vida, depois de se ter deparado com a porta da rua aberta. A brasileira, mãe de dois filhos, residia naquele local há cerca de dez anos e trabalhara em casas de diversão nocturna, suspeitando-se que se dedicaria à prostituição na casa em que morava e onde foi assassinada.

17 de Janeiro

Às 16h20, as autoridades foram chamadas à casa de um casal, com cerca de 70 anos, no Dafundo, Oeiras, distrito de Lisboa. O alerta terá sido dado pela filha de ambos, que encontrou os cadáveres, com ferimentos de bala. A arma encontrava-se no local e no próprio dia a PSP apontava para a possibilidade de se estar de um homicídio seguido de suicídio, perpetrado pelo marido. As discussões entre o casal seriam frequentes.

11 de Janeiro

Vera, de 30 anos, foi brutalmente espancada em casa, em Almada, a 11 de Janeiro. Apesar dos ferimentos graves ainda conseguiu arrastar-se até às escadas da casa, onde foi encontrada por uma vizinha. Transportada para o Hospital Garcia de Orta, extremamente desfigurada pelas agressões, acabaria por morrer ali. O agressor ou agressores não foram ainda detidos, suspeitando-se de um crime passional.

No mesmo dia, no Alandroal, um homem na casa dos 80 anos matou a tiro a mulher e a cunhada, com idades similares. O homicida tentou suicidar-se com a mesma arma no local, mas ainda foi transportado com vida para o hospital, onde acabaria por morrer, horas depois.

7 de Janeiro

Uma mulher de 46 anos foi espancada pelo cunhado, acabando por morrer no hospital da ilha Terceira, nos Açores. O homicida pretendia expulsar a cunhada de casa que pertencera à mãe dele, falecida pouco tempo antes, numa altura em que o marido da vítima e irmão do agressor estaria detido. Acompanhado de um amigo, invadiu a habitação durante a madrugada e espancou a mulher, a soco e pontapé. A vítima ainda foi socorrida mas não resistiria aos ferimentos. Os dois suspeitos foram detidos, no dia 17 de Janeiro, pelo crime de ofensa à integridade física qualificada agravada.

5 de Janeiro

Eram 12h03 do dia 5 de Janeiro quando o Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro recebeu um pedido para “abertura de porta com socorro”. Ao chegar à morada indicada, em Lagoa, os bombeiros encontraram o corpo de um homem, junto ao qual estava uma caçadeira. A alguma distância estava a mulher, de 48 anos, também morta. A investigação concluiu que o homem assassinara a companheira com quem vivia há mais de um ano, suicidando-se em seguida.

Notícia publicada originalmente a 4 de Janeiro e actualizada com dados sobre casos ocorridos até 30 de Maio. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários