Bernie Sanders anuncia candidatura à presidência dos EUA

O senador independente do estado do Vermont foi uma das sensações das eleições primárias do Partido Democrata em 2016.

Foto
Bernie Sanders representa uma ala mais progressista no Partido Democrata Reuters/Yuri Gripas

O senador norte-americano Bernie Sanders anunciou nesta terça-feira que volta a ser candidato à nomeação pelo Partido Democrata às presidenciais de 2020, depois de ter perdido em 2016 para Hillary Clinton.

“Juntos, vocês, eu e a nossa campanha de 2016, começámos uma revolução política”, disse Sanders, de 77 anos, ao anunciar a pré-campanha na rádio pública do Vermont. “Agora chegou a hora de completar essa revolução e implementar a visão pela qual lutámos.”

Sanders disputou a nomeação em 2016, tendo sido derrotado nas primárias do Partido Democrata por Hillary Clinton, que nas eleições presidenciais perdeu para o candidato do Partido Republicano,​ Donald Trump.

Foi reeleito senador do Vermont como independente e pertence ao sector mais progressista, que está em expansão no Partido Democrata — nas eleições legislativas do final do ano passado, o partido elegeu para o Congresso vários elementos desta ala.

Bernie Sanders preconiza uma revolução no sistema político e entre as suas propostas estão a subida do salário mínimo para 15 dólares por hora, propinas gratuitas e um sistema de saúde público que abranja todos os cidadãos.

O senador do Vermont junta-se a mais de 30 democratas que já anunciaram a sua candidatura ou a intenção de o fazer.

Sugerir correcção
Ler 23 comentários