Costa perde popularidade, Rio tem ligeira recuperação

Marcelo Rebelo de Sousa tem vindo a perder popularidade, segundo a sondagem da Aximage.

Foto
Reuters/Pedro Nunes

António Costa mantém-se como o líder partidário mais popular entre os quatro que são avaliados, mas com o valor mais baixo (9,4 valores em 20) desde há um ano, de acordo com a sondagem da Aximage deste mês realizada para o Correio da Manhã/Jornal de Negócios. Por contraste, é o líder do PSD, Rui Rio, quem recupera um pouco (de 6,4 para 7,7 valores) este mês face a Janeiro.

Nesta avaliação é visível a queda de popularidade do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, registada em dois pontos para 7,6 valores, numa altura em que foi noticiada uma contratação por ajuste directo do seu genro pela câmara municipal de Loures, liderada pelo PCP. Foi ainda registada, no mesmo período, uma descida, ainda que mais ligeira, da coordenadora do BE, Catarina Martins. A líder do CDS-PP recupera algumas décimas percentuais (para 8,1).

A mesma tendência verifica-se relativamente à confiança para primeiro-ministro: António Costa desce para o seu nível mais baixo (52,7%), embora mantendo-se à frente de Rui Rio que evolui positivamente e tem o seu melhor resultado (31,4%). De acordo com os números revelados pelo Correio da Manhã/Jornal de Negócios, o retrato sobre a intenção de voto nos partidos é semelhante: o PS continua à frente separado por 12 pontos percentuais do PSD, embora este último tivesse registado uma subida de três décimas percentuais (24,4%). 

Nesta sondagem é ainda notória a quebra de popularidade do Presidente da República no último ano. Marcelo Rebelo de Sousa perdeu quase quatro pontos percentuais ao longo dos últimos 12 meses, obtendo uma avaliação de 14,5 valores, numa escala de zero a vinte. 

A sondagem foi realizada por entrevista telefónica entre os dias 5 e 10 deste mês, já depois de o Presidente ter visitado o bairro da Jamaica, o que gerou polémica nas forças de segurança. 

Sugerir correcção
Ler 10 comentários