Sindicatos dizem que greve teve adesão de 80%

"É uma greve que não é da Saúde nem da educação", afirma a coordenadora da Frente Comum.

Foto
Rui Gaudencio

A adesão à greve da Função Pública desta sexta-feira foi superior a 80%, segundo estimativas preliminares da Frente Comum. "Neste momento temos mais de 80% de adesão em termos nacionais", afirmou a coordenadora da Frente Comum, Ana Avoila, numa conferência de imprensa ao final da manhã em Lisboa, ressalvando que os dados são preliminares e não incluem ainda todos os distritos do país.

A dirigente sindical precisou terem-se registado distritos com "as escolas todas paradas", com os serviços de saúde "tudo a 100% dos mínimos" nalguns distritos. A Frente Comum diz que faltam ainda os números de adesão durante a tarde, e de alguns distritos, mas os da manhã revelaram já escolas, museus, serviços do cartão de cidadão e registo criminal fechados, mais de 50% das repartições de finanças encerradas, bem como tribunais.

"É uma greve que não é da saúde nem da educação", disse Ana Avoila, adiantando que, na administração local, à excepção das câmaras de Almada e do Funchal, "está tudo a 100%" no que refere à adesão à paralisação.

"Esta greve está a dar o sinal que os trabalhadores estão muito descontentes com o que se está a passar com eles e com a forma como estão a ser tratados", afirmou, recordando que "foram estes trabalhadores que ajudaram a derrubar o governo PSD/CDS que fez uma política desastrosa para a administração pública".

A coordenadora da Frente Comum acrescentou: "Nós não vamos desistir de lutar até às eleições", especificando que o balanço definitivo da greve de hoje será divulgado na segunda-feira.

A paralisação começou por ser marcada pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública (CGTP), há cerca de um mês, na expectativa de que o Governo ainda apresentasse uma proposta de aumentos generalizados para a função pública, o que não veio a concretizar-se. A Federação Sindical da Administração Pública (FESAP) e a Federação Nacional da Educação (FNE), filiadas na UGT, marcaram dias depois greve para a mesma data, pelos mesmos motivos.

A última greve nacional da administração pública ocorreu em 26 de Outubro e foi convocada pela Frente Comum, pela FESAP e pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE). Os trabalhadores da função pública têm os salários congelados desde 2009.

Sugerir correcção
Comentar