Sindicatos antecipam dia com "muitas escolas fechadas e consultas adiadas"

Haverá escolas fechadas, consultas e cirurgias adiadas, tribunais parados, lixo por recolher, preveem os dirigentes sindicais.

Foto
LUSA/MÁRIO CRUZ

Depois de um primeiro dia de greve com pouco impacto nos serviços do Estado - até porque foi convocada pela Federação Sindical da Administração Pública (Fesap) e a Federação Nacional de Educação (FNE) basicamente para permitir que activistas, dirigentes e delegados sindicais pudessem participar na concentração em frente ao Ministério das Finanças -, espera-se nesta sexta-feira uma grande adesão ao protesto contra o congelamento de salários na administração pública. Haverá escolas fechadas, consultas e cirurgias adiadas, tribunais parados, lixo por recolher, antecipam os dirigentes sindicais.

Ao protesto convocado para quinta e sexta-feira pelas duas estruturas sindicais afectas à UGT junta-se esta sexta-feira a greve decretada pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública (CGTP) há cerca de um mês, na expectativa de que o Governo apresentasse uma proposta de aumentos generalizados para a função pública, o que não aconteceu.

A educação deverá ser um dos sectores mais afectados, como é habitual, mas os dirigentes sindicais antecipam também que milhares de consultas sejam canceladas nos centros de saúde e hospitais, e que o protesto provoque igualmente o adiamento de exames e cirurgias, num sector vergastado pelas duas greves “cirúrgicas” dos enfermeiros, que já provocaram o cancelamento de milhares de operações, até porque os sindicatos que representam os médicos também declararam o apoio à paralisação.

“Esta quinta-feira fomos surpreendidos, porque milhares de trabalhadores fizeram greve”, sublinhou o secretário-geral da Fesap, José Abraão, sem conseguir concretizar que serviços foram, em concreto, afectados. “Houve consultas que não se fizeram e hospitais que funcionaram com serviços mínimos nalguns turnos. Aderiu muita gente. Não deu para fechar serviços, mas as pessoas sentiram o impacto”, sintetizou.

Para este segundo dia, José Abraão antecipa uma adesão considerável, com "muitas escolas fechadas e consultas adiadas". Além da educação e da saúde, os protestos deverão afectar de forma significativa outros sectores, nomeadamente a justiça, as finanças e, nas autarquias, a recolha do lixo. Os bombeiros também estão abrangidos, enfatiza ainda José Abraão. "Estamos a contar com uma das maiores adesões de sempre", já tinha antes afirmado Ana Avoila, coordenadora da Frente Comum. 

“Esperamos uma grande adesão à greve para ver se os problemas se resolvem. O diploma dos 635 euros ainda não foi promulgado pelo Presidente da República. E este corta pontos a que os trabalhadores tinham direito, porque a lei o estipulava no Orçamento do Estado do período do congelamento”, acrescentou.

O Governo anunciou que vai manter o congelamento salarial por mais um ano, com excepção deste nível remuneratório mais baixo, que passou de 580 para 635,07 euros, na sequência do aumento do salário mínimo nacional para os 600 euros. Os funcionários públicos exigem ainda a revisão das carreiras. 

A última greve nacional da administração pública aconteceu em 26 de Outubro passado e foi convocada  pela Frente Comum, pela Fesap e pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE).  Os sindicatos concluíram, então, que aquela terá sido a maior greve na função pública desde o período de intervenção da troika, com adesões que terão oscilado entre 80% e os 90% na saúde e na educação e 100% em várias autarquias e tribunais. 

Sugerir correcção
Comentar